A colocação de estruturas metálicas nos deques que ficarão sobre as águas do Guaíba marca os avanços das obras de revitalização da orla. Dos quatro deques que estão sendo construídos, um já está com a estrutura pronta, enquanto em outro a estrutura está sendo montada. O projeto do Parque Urbano da Orla do Guaíba conta com investimentos da ordem de R$ 65 milhões e, atualmente, 90 operários trabalham na obra que vai qualificar a região.
De acordo com o engenheiro Assis Arrojo, coordenador de fiscalização da obra, em breve será possível colocar a madeira que irá cobrir as estruturas.
– Quem passa ali pela orla já começa a perceber a diferença – diz Arrojo.
Leia mais:
Veja como deve ficar a orla do Guaíba após a revitalização
Primeira fase de revitalização da orla do Guaíba tem pequenas alterações
As fundações em terra e água foram concluídas e a previsão é de que os trabalhos sejam entregues no início do próximo ano.
Ao todo, serão revitalizados cerca de 10 hectares da beira do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. Serão construídas ciclovias e novos passeios e serão instalados 47 postes inclinados com iluminação cênica e luminárias em LED, criando assim uma atração turística.
Está previsto um ancoradouro para barcos de turismo, um restaurante sobre a água, seis bares, deques em madeira, duas quadras de vôlei e duas de futebol, duas academias ao ar livre, vestiários e playground. O restaurante e os bares serão envidraçados, permitindo a abertura total no verão, além de possuírem climatização.