Desavisado do evento que reuniu autoridades para inaugurar uma ponte na Avenida Ipiranga, o primeiro motorista que cruzou a nova estrutura sobre o Arroio Dilúvio teve uma recepção inusitada que o deixou desconcertado: foi aplaudido pelo prefeito e por secretários que participavam da cerimônia no bairro Jardim do Salso, em Porto Alegre.
Localizada no cruzamento com a Rua José Albano Volkmer, a nova ponte tem cinco faixas de tráfego, em dois sentidos de circulação. Inaugurada cerca de nove meses após o previsto - quando as obras se iniciaram, em outubro de 2014, a previsão da prefeitura era de que a ponte ficaria pronta em fevereiro deste ano -, a estrutura conta com uma extensão total de 22 metros e largura 23 metros de comprimento.
A obra é uma contrapartida acordada entre a prefeitura e a Incorporadora Rossi pela construção do Condomínio Central Parque.
De agora em diante, quem anda pela Ipiranga próximo à PUCRS irá deparar com mais dois conjuntos de semáforos e uma nova opção de trajeto para entrar nos bairros da zona leste da Capital. Não houve alterações nos sentidos das ruas da região.
Conforme o secretário municipal de Obras e Viação, Mauro Zacher, além de facilitar o acesso ao Central Parque - conjunto de condomínios no bairro Jardim do Salso -, a obra facilitará o trânsito em uma das principais avenidas da cidade:
- Os motoristas que vêm no sentido bairro-Centro tem uma nova opção para chegar, por exemplo, à Rua Professor Cristiano Fischer.
Para o prefeito José Fortunati, a nova ponte também beneficiará o comércio da região, facilitando o acesso dos motoristas aos empreendimentos do local.
A obra teve um custo de R$ 2,5 milhões e levou um ano para ser concluída. Esta é a primeira ponte finalizada ao longo da Avenida Ipiranga desde julho de 2013, quando foi inaugurada a segunda estrutura da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio).
* Zero Hora