A dona de casa Deli de Castro Bittencourt, 70 anos, nunca tomou chimarrão na Redenção nem viu o pôr do sol da Usina do Gasômetro. Há 50 anos vivendo na Capital, ela poucas vezes saiu do eixo entre os Bairros Sarandi e Rubem Berta, na Zona Norte, e sua noção de Centro de Porto Alegre não vai muito além das paredes do Mercado Público, onde vai para comprar seus panos de prato.
O que a despretensiosa Deli não imaginava era que iria realizar um dos seus sonhos ontem, em pleno Dia Internacional do Idoso. A oportunidade surgiu com o passeio que a amiga Vera Helena Rosa, 57 anos, promoveu para um grupo de 45 crianças da Vila Dutra Jardim, do Bairro Rubem Berta.
Coração alegre
A ideia de Vera - que devido a uma promessa feita pela saúde do marido faz ações de solidariedade com as crianças da comunidade desde 2007 - era levar a criançada para conhecer os pontos turísticos e paisagens da Capital a bordo do ônibus Linha Turismo. Porém, como a amiga setentona jamais passeou pela cidade em que vive, Deli virou convidada de honra da programação.
Crianças e adultos do projeto social da Tia Lolô conheceram o mar no Litoral Norte
- Hoje eu tô feliz, via ele (o ônibus) passar cheio de gente em cima e pensava que um dia eu iria fazer um passeio assim. Era um sonho e, devagarinho, a gente vai realizando. Sabe quando o coração fica alegre e pula? - disse Deli.
A turma saiu no começo da tarde de ontem da Vila Dutra Jardim, lanchou cachorro-quente e refrigerante e partiu para o passeio. No meio da gurizada, dona Deli disse que estava "feliz como criança". Em poucos minutos de passeio, quando o ônibus recém passava pela Avenida Osvaldo Aranha, ao lado do Parque Farroupilha, já não conseguia conter as lágrimas.
- É de alegria, alegria - justificava.
A bordo da Linha Turismo
Dona Deli mora há 50 anos na Capital e só agora conheceu os pontos turísticos. Veja como foi
Sonho foi realizado nesta quarta-feira junto com a gurizada da Vila Dutra Jardim, da Zona Norte
Jeniffer Gularte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project