A dona de casa Deli de Castro Bittencourt, 70 anos, nunca tomou chimarrão na Redenção nem viu o pôr do sol da Usina do Gasômetro. Há 50 anos vivendo na Capital, ela poucas vezes saiu do eixo entre os Bairros Sarandi e Rubem Berta, na Zona Norte, e sua noção de Centro de Porto Alegre não vai muito além das paredes do Mercado Público, onde vai para comprar seus panos de prato.
O que a despretensiosa Deli não imaginava era que iria realizar um dos seus sonhos ontem, em pleno Dia Internacional do Idoso. A oportunidade surgiu com o passeio que a amiga Vera Helena Rosa, 57 anos, promoveu para um grupo de 45 crianças da Vila Dutra Jardim, do Bairro Rubem Berta.
Coração alegre
A ideia de Vera - que devido a uma promessa feita pela saúde do marido faz ações de solidariedade com as crianças da comunidade desde 2007 - era levar a criançada para conhecer os pontos turísticos e paisagens da Capital a bordo do ônibus Linha Turismo. Porém, como a amiga setentona jamais passeou pela cidade em que vive, Deli virou convidada de honra da programação.
Crianças e adultos do projeto social da Tia Lolô conheceram o mar no Litoral Norte
- Hoje eu tô feliz, via ele (o ônibus) passar cheio de gente em cima e pensava que um dia eu iria fazer um passeio assim. Era um sonho e, devagarinho, a gente vai realizando. Sabe quando o coração fica alegre e pula? - disse Deli.
A turma saiu no começo da tarde de ontem da Vila Dutra Jardim, lanchou cachorro-quente e refrigerante e partiu para o passeio. No meio da gurizada, dona Deli disse que estava "feliz como criança". Em poucos minutos de passeio, quando o ônibus recém passava pela Avenida Osvaldo Aranha, ao lado do Parque Farroupilha, já não conseguia conter as lágrimas.
- É de alegria, alegria - justificava.
Fotos: Félix Zucco/Agência RBS
Leia outras notícias do dia
"Me apaixonei de novo por uma cidade que me acolheu tão bem"
Natural de Cachoeira do Sul, no Centro do Estado, Deli morou no Bairro Sarandi e há 42 vive no Rubem Berta, mas só ontem conheceu uma Porto Alegre que até então via apenas pela tevê.
- Ver ao vivo é muito melhor. Vou ficar muito tempo lembrando de cada cena desse trajeto. Essa natureza é tão maravilhosa. É uma Porto Alegre diferente. Me apaixonei por tudo, me apaixonei de novo por uma cidade que me acolheu tão bem.
Enquanto Deli se emocionava, a pequena Manoela dos Santos da Silva, seis anos, sentada ao seu lado, estava encantada com o passeio no "ônibus alto":
- O que eu mais gostei foi do vento no rosto e da descida que dá frio na barriga - disse, referindo-se à descida na Rua Ramiro Barcelos.
- Minha vontade era ficar andando, andando sempre nesse ônibus - admitiu Emily Vitória de Souza, nove anos.
"A gente só conhece o nosso cantinho"
O último grande passeio que Deli fez foi uma viagem escolar da filha caçula, Alexandra, há 19 anos para o Beto Carrero - parque de diversões catarinense. Mãe de quatro filhos - Valério, 50 anos, Jacson, 48, Flavia, 40, e Alexandra, 33 -, admite que não conhece a cidade por falta de oportunidade e comodismo.
- A gente conhece só nosso cantinho, nossa rota, da casa para o mercado. Resolvo todas as minhas coisas pela Assis Brasil, nunca saio desse trajeto. Se vou para o Centro, não passo do Mercado Público, não conheço nada.
As passagens do Linha Turismo foram dadas de cortesia pela Secretaria Municipal de Turismo, assim como o transporte da gurizada até o Largo da Epatur, ponto de partida do Linha Turismo.
Linha Turismo
Roteiros Zona Sul e Centro Histórico
Terças, quartas, quintas e sextas - R$ 25,00
Sábados, domingos e feriados - R$ 30,00
Mais informações: (51) 0800 517686 ou (51) 3289 0176
Curta nossa página no Facebook