Há 20 anos em funcionamento, a Unidade de Triagem (UT) da Restinga deve receber a última carga de resíduo amanhã. É isso que informa um ofício entregue à Associação Ecológica da Restinga pelo DMLU na semana passada que rompe o contrato de cooperação entre a entidade e a prefeitura de Porto Alegre.
O documento prevê que, até o dia 29 de outubro, o imóvel deverá ser entregue à prefeitura. A determinação é uma indicação feita pelo Ministério Público devido ao descumprimento de normais de higiene e problemas de contaminação do solo.
Restrições a circulação de carroceiros chegam a 23 bairros a partir de segunda-feira
A maior preocupação dos 26 trabalhadores da UT é perder o emprego devido à dificuldade de integração junto à equipe da nova UT Restinga, inaugurada em junho, na Estrada do Rincão, pelo programa municipal Todos Somos Porto Alegre.
Menos de 10% das carroças foram entregues em Porto Alegre
- Nem consegui digerir essa notícia, dependo disso aqui - comenta Luciana Souza, 43 anos, funcionária mais antiga da unidade, há 17 anos atuando no local.
A presidente da Associação Ecológica da Restinga, Adriana Santos Borré, alega que devido às semanas de chuva o caminhão do DMLU não conseguiu acessar o terreno para recolher o rejeito, o que fez o material acumular no pátio da usina. Outra exigência feita pelo MP é a colocação de cerca e o conserto do telhado, ambas intervenções que, segundo ela, dependem de um valor maior de recursos.
Novo aterro sanitário de Viamão deverá receber lixo também de outros municípios
- Precisamos de orientação sobre o que fazer. Queríamos um asfalto neste acesso (à UT), para não ficar um lodo em dia de chuva, não estamos pedindo muita coisa, são condições mínimas - diz, Adriana.
Confira o que vê um gari durante a coleta de lixo na Capital
Vida
Há quatro meses trabalhando na unidade, o casal Ariana Souza da Silva, 28 anos, e Jorge Francisco Branco da Silva, 31 anos, conseguiu quitar as dívidas graças ao novo emprego. Chegaram devendo R$ 1,5 mil de aluguel e hoje falam orgulhosos que pagam todas as contas em dia.
- Nossa vida melhorou muito, mas se fechar não sei como vamos ficar - teme Jorge.
Eunice Beatriz Almeida de Souza, 43 anos, não quer nem pensar como vai ficar sem o emprego que garante o rancho no supermercado, aluguel e a ajuda aos dois filhos:
- Só quero conseguir tocar minha vida.
Resíduos
DMLU pede fechamento da Unidade de Triagem da Restinga e trabalhadores temem pelo emprego
Ministério Público solicitou intervenção na unidade por descumprimento de normas de higiene
Jeniffer Gularte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project