
Dez escolas municipais e quatro unidades de saúde foram danificadas devido ao temporal que atingiu Porto Alegre na noite de quarta-feira. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Restinga e a Farmácia Distrital Restinga tiveram que fechar.
Além das escolas prejudicadas, outros estabelecimentos de ensino estão sem energia elétrica e tiveram de dispensar os alunos.
Meteorologia alerta para mais chuva
- A situação é crítica, além dos prejuízos a muitas famílias que tiveram suas casas danificadas ou inundadas, registramos também escolas alagadas, postos de saúde com danos e uma série de outros problemas nos locais onde atendemos a população. Estamos com nossas equipes trabalhando 24 horas, servidores que saíram da folga e voluntários para garantir o atendimento e a segurança dos moradores e para minimizar os transtornos - afirmou o prefeito José Fortunati.
A Defesa Civil fez 130 atendimentos durante a noite. As equipes trabalham na colocação de lonas em casas que foram destelhadas ou danificadas pelo vento e pelo granizo.
Já a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) segue coordenando o abrigo no Ginásio Tesourinha, com 230 pessoas no local. Também foi registrado um aumento no número de acampados às margens da BR 290, mas o levantamento sobre o aumento do número de desalojados depois do temporal da última noite ainda está sendo realizado.
O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS-Ilhas), na Ilha da Pintada, foi completamente destruído, e um dos abrigos municipais teve o telhado arrancado.
Saiba como ajudar os atingidos
Pessoas que quiserem auxiliar as equipes no atendimento aos desalojados podem se apresentar no Ginásio Tesourinha. No local também são recebidas doações. No momento, os materiais mais necessários são água, produtos de higiene e limpeza, fraldas geriátricas, lonas para cobertura de casas e velas.
Maior preocupação é com a energia elétrica
Fortunati destacou que uma das maiores preocupações é com o reestabelecimento da energia elétrica, uma vez que o sistema de drenagem e abastecimento de água da cidade não está funcionando plenamente.
- As equipes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) estão trabalhando desde a noite de ontem para que as estações de tratamento de água possam operar. No Menino Deus a energia já foi reestabelecida, porém leva tempo até que o abastecimento de água seja normalizado. Estamos com problemas também na estação da Tristeza. Temos ainda seis bombas do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) paradas devido à falta de luz - concluiu, fazendo um apelo para que as pessoas não desperdicem água.
"Cuida do meu filho", pediu mãe antes de morrer em Rio Pardo
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) disponibilizou cinco equipes com caminhões para dar suporte à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) no recolhimento de árvores e galhos caídos, desobstruindo vias e realizando a varrição dos locais.
As solicitações de serviço devem ser feitas pelo telefone 156, a fim de agilizar o atendimento por parte das equipes. No último levantamento, o número de árvores derrubadas chegou a 153, com 21 bloqueios totais de vias e outros 38 bloqueios parciais.
Mais de 60 semáforos com problema
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) monitora a situação no trânsito e registra também 61 semáforos com problemas e 22 pontos de alagamento. Equipes dão atenção especial à região do entorno da Arena do Grêmio devido ao jogo das 21h desta quinta-feira. Às 13h30 técnicos fazem uma vistoria para analisar as condições. A orientação é para que os torcedores se desloquem mais cedo.
Leia as últimas notícias