Os vestígios do temporal que atingiu Porto Alegre nesta semana ainda são perceptíveis. Mesmo com o sol desta sexta-feira, há dois pontos de alagamento que exigem atenção dos motoristas: na Rua Voluntários da Pátria, sob a ponte do Guaíba, no bairro Navegantes; e na José Pedro Boessio, no bairro Humaitá. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a passagem dos veículos está liberada, mas os motoristas devem ter atenção nesses dois locais.
Também há seis sinaleiras sem energia elétrica:
- Avenida Ipiranga, em frente ao Colégio Estadual Protásio Alves;
- Avenida Farrapos, esquina com a Rua Gaspar Martins;
- Esquina das ruas Mariano de Matos com a José de Alencar;
- Esquina das ruas Anita Garibaldi com a Tomaz Gonzaga;
- Avenida Professor Oscar Pereira, esquina com a Avenida Porto Alegre;
- Avenida Professor Oscar Pereira, esquina com a Rua Vicente da Fontoura. Conforme a EPTC, não há previsão para que os equipamentos voltem a funcionar.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) de Porto Alegre recolheu 332 toneladas de restos de árvores entre as 7h da quinta-feira e as 14h desta sexta. Desde o temporal de quarta-feira, foram 574 ocorrências registradas. A orientação da secretaria é de que a população notifique, via o telefone 156, as quedas de árvores. Vinte equipes trabalham na remoção dos entulhos.
Conforme o balanço mais recente divulgado pelas concessionárias de energia elétrica, há no Estado mais de 270 mil clientes sem luz – 240 mil da AES Sul, 17 mil da RGE e 13,4 mil da CEEE. Em Porto Alegre há 3,1 mil consumidores desabastecidos, sendo 150 na Região das Ilhas.
* Zero Hora