Morador do Bairro Auxiliadora, em Porto Alegre, desde a década de 1960, o gráfico Jorge Likoski Abdalla não parecia preocupado com o alerta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para evitar a água de fontes coletivas. Numa tarde desta semana, ele e a mulher, a dona de casa Jucélia Abdalla, encheram três garrafonas de 5 litros cada com água da bica da Rua Carlos Trein Filho. O local tem uma sinalização de que a água está contaminada, mas a palavra "contaminada" foi raspada por usuários da fonte, conforme contou Jorge.
Leia todas as notícias do dia
Esta é uma das nove, entre as 13 fontes coletivas de água de Porto Alegre, que estão contaminadas, conforme a Vigilância da Qualidade das Águas da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS/SMS), e seu consumo não é recomendado. Ela vem de fontes e de poços rasos.
- Faz uns 20 anos que eu pego água nesta fonte e sei de gente que faz isso há muito mais tempo. Até ouvi dizer que é contaminada, mas nunca me fez mal - conta Jorge.
- Esta água, assim como das outras oito fontes contaminadas, tem coliformes fecais. Este senhor e sua família estão tomando suco de fezes. Não recomendamos o uso da água de nenhuma das 13 fontes - explica o engenheiro químico da Vigilância Rogério Ballestrin.
Cuidado com o galão
Conforme a Vigilância, o problema destas fontes é a proximidade com os esgotos, o que acaba causando a contaminação por bactérias. Elas não alteram a cor nem o sabor da água, mas podem causar doenças.
- Beber esta água não tratada pode ocasionar doenças graves como hepatite, vômitos, diarreias e leptospirose, entre vários outros problemas de saúde - enumera Rogério.
A água da torneira, que é tratada, seria uma opção melhor, conforme o engenheiro. Segundo ele, a população dá preferência à água das fontes porque ela não é tratada e, portanto, não tem cloro. Mas ser límpida não significa que ela não é contaminada. Indica apenas que a pessoa ou animal que foi a origem das fezes não era portador de um patógeno (organismo causador de doenças) em quantidade suficiente para causar uma infecção.
Outro cuidado que se deve ter é com a água mineral. Não compre um galão que não possua rótulo, pois ele pode ser abastecido com água contaminada com coliformes fecais.