O Centro de Saúde Modelo, localizado na Avenida João Pessoa, fechou mais cedo nesta terça-feira. Em vez de encerrar as vacinações às 17h, os trabalhos foram encerrados antes das 16h. O motivo, de acordo com o coordenador do posto André Luis Pereira, é a falta de funcionários para atender a grande demanda da vacinação contra a gripe.
Moradores de Porto Alegre formam fila em postos de saúde para fazer a vacina contra a gripe
- Não temos efetivo, e a prefeitura não nos paga hora extra. Pedimos, por diversas vezes, para a Secretaria da Saúde mandar reforços para a equipe - explica Pereira.
O coordenador descartou a distribuição de senhas, e disse que o Posto volta a operar na quarta-feira pela manhã, às 8h. Pereira afirmou, ainda, que o local poderá fechar novamente às 16h se o número de atendimentos exceder a capacidade. Na segunda-feira, mais de 2 mil e 600 pessoas foram vacinadas no posto de saúde. O balanço desta terça ainda não foi realizado.
Perguntas e respostas sobre a vacinação da gripe
Clínicas particulares comercializam a chamada vacina quadrivalente
Para a Secretaria Municipal da Saúde não há falta de funcionários na unidade - o efetivo é o mesmo do ano passado -, mas sim excesso de pacientes que procuram o Posto Modelo no final do expediente. A Secretaria também negou que o Posto tenha encerrado as atividades antes das 17h nesta terça-feira.
Uma alternativa para quem quer se vacinar na região é procurar a UBS Santa Cecília, que fica na Rua São Manoel, 543, ou a UBS Santa Marta, na Rua Capitão Montanha, 27. A Secretaria da Saúde, porém, não garante que esses estabelecimentos tenham menos movimento do que o Centro de Saúde Modelo.
*Zero Hora e Rádio Gaúcha
Imunização
Centro de Saúde Modelo fecha mais cedo por grande demanda por vacinas
Quem chegou às 16h para se vacinar já encontrou os portões fechados
GZH faz parte do The Trust Project