Trecho da orla do Guaíba e áreas do Centro Histórico de Porto Alegre receberão aplicação de raticida nesta semana. O serviço será realizado pela equipe operacional da Vigilância de Roedores e Vetores da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) e atende solicitações da população, via Serviço Fala Porto Alegre/156. Todos os trechos se caracterizam por grande fluxo de pessoas e vulnerabilidade à presença de roedores.
A agenda começa nesta segunda-feira, 23, na avenida Guaíba, complementando o mutirão de limpeza previsto para a região, atividade que integra a programação da Semana de Porto Alegre. Na terça-feira, 24, e na sexta-feira, 27, o serviço será feito no Centro Histórico, em duas áreas.
Mosquitos- Complementando os serviços da semana, a equipe também fará aplicação de larvicida em arroios da cidade, na quarta-feira, 25, e quinta-feira, 26. A ação é feita com produto biológico que só mata larvas de mosquitos e é inofensivo para animais aquáticos e mamíferos.
A atividade visa ao controle de mosquitos comuns, nativos da cidade, como o culex, diminuindo o incômodo à população, mas, mais importante, evitando o uso indiscriminado de inseticida, o que pode acarretar em resistência ao veneno em mosquitos como o Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação acontece em áreas definidas e monitoradas pela CGVS, para controle do culex.
Todas as ações serão em dois turnos, com coordenação dos técnicos responsáveis, médicos veterinários Luiz Felippe Kunz Júnior e Rosa Carvalho.
Programação:
* 23/03: Aplicação de raticida na orla de Ipanema (bueiros e tocas)
* 24/03: Aplicação de raticida no Centro Histórico
* 25/03: manhã: Aplicação de larvicida Arroio Sarandi (Porto Seco, Fiergs e Vila Elisabeth). Tarde: Aplicação de larvicida Arroio Passo das Pedras e Paula Soares(Itu Sabará)
* 26/03: manhã: Aplicação de larvicida Arroio Areia e Ipiranga. Tarde: Aplicação de larvicida Arroio Capivara e Cavalhada
* 27/03: Aplicação de raticida no Centro Histórico
Saúde
Vigilância de Roedores fará desratização em diversos pontos de Porto Alegre
Aplicação atingirá zonas Sul, Norte e Centro Histórico da Capital
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: