Bancários decidiram em assembleia, na tarde desta segunda-feira (14), encerrar a greve da categoria na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e bancos privados. A decisão é valida para Porto Alegre e Região Metropolitana. Os trabalhos serão retomados nesta terça-feira (15). O Banrisul, porém, segue em greve por tempo indeterminado. Os funcionários do banco seguem reivindicando um plano de carreira.
No Estado, sindicatos de outras quatro regiões decidem ainda nessa segunda-feira o futuro da greve, que já dura 26 dias. São eles, Santa Maria, Uruguaiana e Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul. Nas regiões de Bagé, Cachoeira do Sul, São Borja e São Luiz Gonzaga, houve acordo na sexta-feira (11) e todas as instituições estão atendendo normalmente nesta segunda-feira. Entre os 38 sindicatos, 30 já votaram pelo fim da greve em todos os bancos, com continuação da paralisação no Banrisul, que seguirá discutindo o plano de carreira com a administração do banco, por tempo indeterminado.
A proposta da Federação Nacional dos Bancários (Fenaban), apresentada na última semana, contempla reajuste de 8% nos salários e compensação dos dias parados através de uma hora extra por dia até 15 de dezembro.