Morreu aos 82 anos na manhã desta terça-feira (14), em Maceió (AL), o prefeito de Barra de São Miguel, no mesmo Estado, Benedito de Lira (PP), pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
De acordo com a prefeitura do município, Biu, como era chamado, sofreu uma parada cardíaca. Ele estava internado no Hospital Arthur Ramos, passando por tratamento oncológico. Em 31 de dezembro, o prefeito foi submetido a um procedimento cirúrgico de emergência.
Benedito foi senador, deputado federal, deputado estadual e vereador. Em 2024, ele foi reeleito prefeito, mas não compareceu à solenidade de posse por conta da cirurgia. A prefeitura anunciou luto oficial no município.
Em nota publicada nas redes sociais, o presidente da Câmara lamentou o falecimento e publicou fotos ao lado de Benedito. "Meu pai, meu herói, minha referência, nos deixou hoje, aos 82 anos. Um sentimento de vazio, dor e tristeza profunda toma meu coração e da nossa família", diz trecho da publicação.
A administração do município também postou uma nota de pesar.
"Não só a Barra de São Miguel, mas todo o Estado de Alagoas está em luto pela perda de um dos líderes políticos mais importantes de sua história", diz o texto.
Quem foi Benedito de Lira?
Nascido em 1942 na cidade de Junqueiro, em Alagoas, ele era formado em direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e iniciou a carreira política como vereador em 1966.
Foi deputado estadual por três mandatos consecutivos e, em 1994, chegou ao Congresso eleito deputado federal. Em 2010, foi eleito senador por Alagoas.
Como deputado, foi autor da lei que permite o uso de remédios genéricos na medicina veterinária, salientando que as compras governamentais devem priorizar a compra desse tipo de medicamento.