O presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 79 anos neste domingo (27) e atinge uma marca histórica: ele passa a ser o presidente mais velho da história do Brasil.
Lula supera Michel Temer (2016 - 2018), que deixou o cargo aos 78 anos — hoje, tem 84. É o terceiro mandato do atual presidente, que já governou o país entre 2003 e 2008.
Nas redes sociais, os ministros e a primeira-dama Janja publicaram um vídeo em que declamam um texto em homenagem à trajetória de Lula. Entre os integrantes do governo, aparecem nomes como o vice-presidente da República e o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
Lula comemorará seu aniversário no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência. Ele se recupera de um acidente doméstico que sofreu na noite do dia 19 de outubro, quando caiu no banheiro e bateu a cabeça. O presidente precisou levar cinco pontos na nuca.
Nascido em Caetés, no dia 27 de outubro de 1945, Lula carrega uma data de nascimento diferente nos documentos. Ele foi registrado anos depois de nasceu pela mãe, dona Lindu.
Conforme a explicação oficial do Instituto Lula, a escrivã teria se confundido com as datas e registrou o nascimento 21 dias antes. Também é uma tradição de família que leva o presidente a celebrar a data no dia 27.
As datas de nascimento do presidente já renderam o prêmio máximo ao único vencedor do programa Show do Milhão, do SBT, em 2003. O participante Sidiney Ferreira de Moraes, que morava em Campo Grande (MS), chegou até a última pergunta, que era sobre a data de nascimento e de registro de Lula. Ele acertou e ganhou R$ 1 milhão.