O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está planejando anunciar em breve um conjunto de novas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e medidas econômicas. Os investimentos têm como principal foco melhorar a infraestrutura para a população de baixa renda, abrangendo a renovação da frota de ônibus, a expansão do acesso à água em áreas rurais, a urbanização de favelas e a regularização de assentamentos.
Segundo o portal g1, a informação foi confirmada por fontes do Palácio do Planalto e dois ministros do governo Lula, que têm como meta lançar o pacote até o dia 15 de abril.
O desenho dessas novas obras do PAC visa garantir acesso à água potável em áreas rurais de 17 Estados brasileiros. Identificou-se uma demanda expressiva nos Estados do Pará, Ceará e Bahia. A infraestrutura contemplará desde a instalação de poços até a ampliação de sistemas de distribuição, beneficiando comunidades rurais distantes e mais concentradas.
Além disso, prefeituras e Estados poderão adquirir ônibus menos poluentes ou elétricos por meio de financiamentos com juros baixos, subsidiados pelo Fundo Clima e FGTS. O governo planeja aumentar o número de ônibus elétricos em circulação, em consonância com a agenda ambiental.
Obras de infraestrutura urbana também serão realizadas em favelas, com o objetivo de ampliar o saneamento básico, a contenção de encostas, o sistema viário e a iluminação pública. Estuda-se também a regularização fundiária para moradores dessas comunidades.
O governo planeja lançar medidas para estimular a economia, incluindo uma linha de crédito para pessoas cadastradas no Cadastro Único, que poderão utilizar os recursos para empreender. Além disso, incentivos ao crédito imobiliário e hedge cambial serão oferecidos, visando impulsionar o setor imobiliário e promover investimentos ligados à transição energética.