A vereadora Fernanda Barth (PL), vice-presidente da CPI da CEEE Equatorial na Câmara de Porto Alegre, cobrou, nesta quinta-feira (22), que os deputados estaduais abram uma investigação semelhante na Assembleia Legislativa. Ao tratar do tema, disse que os deputados que não estão apoiando a CPI na Assembleia têm “medinho”.
— Este é um trabalho de redobrada responsabilidade, visto que, de uma forma vergonhosa, a Assembleia Legislativa não deu as assinaturas para se abrir uma CPI, porque temos deputados comprometidos com o governo Eduardo Leite, que sofreram pressão e têm “medinho” de investigar o que tem que ser investigado — disse a relatora da CPI na Câmara da Capital.
A fala atinge diretamente ao menos dois colegas de partido de Barth: Adriana Lara e Cláudio Tatsch. Os dois deputados estaduais do PL são, até o momento, contrários à instalação da CPI na Assembleia – enquanto os outros três do partido são favoráveis.
Para instalar uma CPI na Assembleia são necessárias 19 assinaturas. Há mais de três semanas, os articuladores da CPI não conseguem o último apoio necessário para tirar o plano do papel.
Enquanto em âmbito estadual o tema segue em aberto, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre a CPI da CEEE Equatorial foi instalada nesta quinta-feira (22). Na primeira reunião, houve a aprovação da convocação de 13 pessoas para prestar depoimento.
O deputado Claudio Tatsch nega que sua posição contrária à CPI envolva uma proximidade com o governo Leite.
— Ela (Fernanda Barth) cuida da Câmara, a gente cuida da Assembleia Legislativa. Não tenho “medinho” nem comprometimento com o governo (Leite). Acho que uma comissão especial (em vez de uma CPI) pode cuidar bem do assunto (na Assembleia) — respondeu Tatsch.
A deputada Adriana Lara foi procurada, mas ainda não respondeu sobre o tema a GZH.
Veja quem são os deputados estaduais favoráveis à instalação da CPI da Energia Elétrica na Assembleia Legislativa, para investigar a atuação da CEEE Equatorial e da RGE:
- Miguel Rossetto (PT)
- Adão Pretto Filho (PT)
- Jeferson Fernandes (PT)
- Laura Sito (PT)
- Leonel Radde (PT)
- Luiz Fernando Mainardi (PT)
- Pepe Vargas (PT)
- Sofia Cavedon (PT)
- Stela Farias (PT)
- Valdeci Oliveira (PT)
- Zé Nunes (PT)
- Bruna Rodrigues (PCdoB)
- Luciana Genro (PSOL)
- Matheus Gomes (PSOL)
- Capitão Martim (Republicanos)
- Kelly Moraes (PL)
- Paparico Bacchi (PL)
- Rodrigo Lorenzoni (PL)