O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) retornou ao Brasil nesta quinta-feira (30), após passar três meses nos Estados Unidos. O político viajou para a Flórida ainda antes do fim do seu mandato na Presidência, em 30 de dezembro de 2022. O voo que trouxe Bolsonaro ao país pousou em Brasília por volta das 6h40min.
Apoiadores se organizaram para ir até Brasília recepcionar o ex-presidente. Logo que o avião pousou, cerca de 150 pessoas estavam no terminal, aguardando. No entanto, Bolsonaro saiu por um acesso alternativo, sem contato com os simpatizantes. Ele deixou o aeroporto por volta de 7h40min.
O político seguiu para a sede do PL na capital federal, onde foi recebido pela esposa, Michelle, e pelo presidente do partido, Valdemar da Costa Neto.
Aliado do ex-presidente, o deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) conta que conversou com Bolsonaro na última segunda-feira (27) e ouviu do ex-presidente a garantia de que não haverá nenhuma motociata após o desembarque, como chegaram a cogitar apoiadores.
— Ele volta para ter uma vida comum, de ex-presidente. Terá um papel político no PL, de divulgação das pautas conservadoras Brasil afora — projeta Sanderson.
Não há nenhum evento previsto com a participação de Bolsonaro logo após o desembarque. Há expectativa de que o ex-presidente participe, à noite, da posse da deputada federal Bia Kicis, uma de suas aliadas, enquanto presidente do PL no Distrito Federal.