O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (22) em Porto Seguro (BA), que o indulto concedido na quinta (21), por ele ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) simboliza a "garantia da nossa liberdade".
– Ontem foi um dia importante para nosso país. Não pela pessoa que estava em jogo ou por quem foi protagonista desse episódio, mas o simbolismo de que temos, mais que o direito, a garantia da nossa liberdade –disse Bolsonaro durante cerimônia de 522 anos da chegada dos portugueses ao Brasil.
Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por incitar ataques contra ministros da Corte e incentivar atos antidemocráticos. Em decisão tomada na quinta-feira (21), no entanto, o presidente afrontou o STF e concedeu graça (perdão) ao parlamentar. O indulto é criticado por juristas, que questionam a legalidade do ato.
Ucrânia
Durante a cerimônia, Bolsonaro voltou a falar sobre as consequências econômicas da guerra na Ucrânia.
– Vocês sabem o que está acontecendo no mundo, por questões externas à nossa vontade, com uma guerra a 10 mil quilômetros de distância, mas as consequências vêm para nossa pátria – disse.
Ele afirmou também que não vai pregar a divisão no país:
– Todos nós temos uma missão no Brasil. Temos o mesmo objetivo, mesmo sangue, mesma raça, mesma nacionalidade. Queremos unir nossos povos. Jamais pregaremos a divisão entre nós. Entre cor de pele, entre opções, entre regiões, entre o que quer que seja.