Nos últimos dias, o Ministério da Saúde divulgou perto das 22h os dados atualizados sobre coronavírus no Brasil — nesta sexta, foram 1.005 mortes registradas e mais 30.804 casos. Quando questionado, em frente ao Palácio do Alvorada, sobre o motivo dos atrasos, o presidente ironizou:
— Acabou matéria no Jornal Nacional.
Os dados desta sexta-feira foram divulgados minutos depois do fim do Jornal Nacional, da TV Globo, e o início da novela Fina Estampa. Porém, a Globo divulgou a atualização no meio da exibição da novela, com a vinheta do plantão.
— Nós dissemos que você teria esses números assim que fossem anunciados. Estamos aqui cumprindo a nossa missão — afirmou o editor-chefe do jornal, William Bonner, para depois salientar que manifesta solidariedade às vítimas da pandemia.
Nesta sexta-feira, o governo tirou do ar o portal no qual atualizava os dados nacionais do impacto da covid-19. Ao divulgar para a imprensa a atualização desta sexta, também não somou os registros ao acumulado de casos e mortes divulgado anteriormente.
Mais cedo, o Ministério da Saúde havia afirmado que a dificuldade na divulgação dos dados tinha relação com a consolidação dos números informados pelas secretarias estaduais.
"Assim, a pasta analisa e consolida os dados, sendo que em alguns casos há necessidade de checagem junto aos gestores locais. Desta forma, o Ministério da Saúde tem buscado ajustar a divulgação dos dados, que são publicados diariamente na plataforma covid.saude.gov.br", afirmou em nota.
Entretanto, a pasta não deu justificativa para a saída do ar do site nem explicou os motivos pelos quais os dados eram consolidados às 17h e às 19h nas gestões anteriores do ministério.