Anunciado, nesta quarta-feira (22), como o número 2 do Ministério da Saúde, o general do Exército Eduardo Pazuello se junta a pasta em meio a pandemia causada pelo novo coronavírus no país. Ele ocupará o cargo de secretário-executivo do ministério.
A decisão foi divulgada nesta tarde, durante coletiva de imprensa do governo federal, pelo ministro da Saúde, Nelson Teich, que tomou posse na semana passada e vem montando a equipe. Na gestão de Luiz Henrique Mandetta, o cargo era ocupado por João Gabbardo dos Reis.
Segundo Teich, Pazuello "tem experiência" suficiente para ocupar o cargo.
— Nesses poucos dias que estou aqui, vejo que a gente precisa ser muito mais eficiente do que estamos sendo. Estamos falando de logística, de compras de equipamentos. É uma corrida contra o tempo. (Pazuello) É uma pessoa muito experiente em relação a isso.
Natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ), o general foi declarado Aspirante a Oficial do Serviço de Intendência em 1984. Ele foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2018.
Como oficial-general, desempenhou as seguintes funções: assessor de planejamento, programação e controle orçamentário do Comando Logístico; comandante da Base de Apoio Logístico do Exército e coordenador logístico das tropas do Exército Brasileiro empregadas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro, em 2016.
Pazuello também foi comandante da Base Logística Multnacional Integrada, durante o exercício Amazonlog/2017, realizado na cidade de Tabatinga (AM), na região da tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru). Ultimamente, exercia o cargo de coordenador operacional da Força-Tarefa Logística Humanitária — Operação Acolhida, concomitantemente com o novo comando assumido.