Às vésperas de encerrar seu mandato em Brasília, a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) ainda espera uma posição do presidente eleito Jair Bolsonaro para decidir sobre seu futuro político. Cogitada também para integrar a equipe do futuro governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com quem esteve reunida no fim de semana, Ana Amélia disse que está "dependendo das deliberações" de Bolsonaro.
— A manifestação dele (Bolsonaro) foi "nós gostaríamos de tê-la no governo" (...) O tempo é dele, e ele que vai dizer, assim como o Eduardo (Leite) — disse, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade desta segunda-feira (3).
O nome da parlamentar chegou a ser citado para assumir a área da Comunicação no futuro governo de Bolsonaro. Contudo, segundo Ana Amélia, em "nenhum momento a palavra 'comunicação' apareceu na conversa" com o presidente eleito.
À espera de definição, a senadora já sabe o que fazer se não participar dos futuros governos no Estado ou no país:
— Se essas coisas não derem certo, eu tenho já um plano de sair (do país), isso dá uns dois meses, que é de estudar fora, nos Estados Unidos. Entender um pouco da política externa, olhar o Brasil de longe — comentou.