O prefeito de Paraí Oscar Dall'Agnol (PP) e o vice-prefeito Gilberto Zanotto (PDT) deixam os cargos a partir de sábado (16), depois de terem o registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quem assume a prefeitura a partir de domingo é a presidente da Câmara de Vereadores, Catiane Richetti Trevizan (PMDB).
A decisão judicial que resulta na saída da chapa eleita foi tomada no dia 8 de agosto. Por quatro votos a três, os ministros do TSE decidiram que Dall'Agnol não se desincompatibilizou quatro meses antes da eleição do cargo de subsecretário-geral adjunto da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Casca, como exige a legislação.
Nesta semana, a presidente da Câmara foi intimada para que ocorresse o andamento da substituição do cargo. Catiane, que é oposição ao governo eleito, ficará à frente da prefeitura até que sejam realizadas novas eleições.
"É um desafio bem grande. Fui eleita para ser vereadora e, neste momento, me cabe essa incumbência de assumir o Executivo", afirma.
A data da nova eleição será definida pelo Tribunal Regional Eleitoral. Dall'Agnol avalia que, por entendimento do TSE, ficará impedido de concorrer, mas pretende questionar isso.
A defesa de Dal'Agnoll se baseou em um uma certidão emitida pela direção da subseção de Casca afirmando que ele nunca assumiu a função. Como ele era adjunto, só atuaria caso o titular não pudesse assumir.