Está marcado para às 19h30 desta segunda-feira (15) o encontro entre o núcleo-duro do Piratini e deputados da base aliada na Assembleia. O governador José Ivo Sartori e secretários irão atualizar as negociações para a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal. A medida vai garantir carência de três anos no pagamento das parcelas da dívida com a União. No entanto, terá que ser aprovada no Legislativo gaúcho.
Leia mais:
Estado deve quitar salários de servidores nesta terça-feira
Lucro líquido do Banrisul cai 18,8% no primeiro semestre
Os planos do Estado para o segundo semestre também serão debatidos. Entre as propostas que serão apresentadas, está a que muda a estrutura do Instituto de Previdência do Estado (IPE). A intenção do governo é promover alterações no órgão, que é responsável pelas questões previdenciárias, mas também por oferecer assistência em saúde para os servidores. A expectativa é que as operações sejam separadas.
Para detalhar as medidas que serão propostas, o Piratini chamou a imprensa para detalhar quais serão as mudanças. O presidente do IPE, Otomar Vivian, irá conceder entrevista coletiva às 11h desta terça-feira (15). Em nota, o Estado afirma que as modificações têm o objetivo de "profissionalizar a gestão, para qualificar e fortalecer tanto a previdência como a assistência à saúde para os servidores estaduais".