O presidente Michel Temer embarcou, por volta das 13h30min desta quinta-feira (6), da base aérea de Brasília, rumo a Hamburgo, na Alemanha. Ele participará do encontro de cúpula do G20, que vai reunir os líderes das 20 maiores economias do mundo.
Com a ausência de Temer, assume a Presidência da República o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), já que o primeiro na linha sucessória, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), seguirá para a Argentina, onde participa de solenidades no parlamento.
Leia mais:
Em lista de 22 perguntas, Cunha tenta vincular Temer a desvios no FI-FGTS
Delegados da PF não terão mais dedicação exclusiva à Lava-Jato em Curitiba
"Pessoas tentam desarmonizar poderes do Estado", diz Temer
Temer deve aterrissar em Hamburgo às 5h15min de sexta-feira (7). A previsão da organização brasileira no evento é de que ele chegue ao hotel Le Méridien, onde ficará hospedado, às 6h. A participação de Temer no G20 será um pouco mais breve do que o evento, previsto para encerrar apenas no fim da tarde de sábado. Ele deve deixar a cidade por volta do horário de almoço local.
Às 8h45min de sexta-feira (7), Temer se desloca para o Hotel Grand Elysée, onde está o presidente da China, Xi Jinping, para a reunião dos chefes de Estado e do governo dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e àfrica do Sul). Perto das 10h, Temer e os demais chefes de Estado do G20 recebem o cumprimento da anfitriã do evento, a chanceler Angela Merkel, no centro de convenções. No local, será tirada a fotografia oficial da cúpula de líderes do G20. Às 10h30min, todos os membros do grupo partem para uma reunião informal. Às 12h45min, está prevista outra foto oficial do encontro. Às 13h, Temer participa com os demais chefes de Estado e de governo de um almoço de trabalho e, às 17h10min, ele retorna ao Le Méridien.
Às 18h, o presidente brasileiro se desloca para o local da apresentação da Filarmônica de Hamburgo e, às 18h40min, outra foto oficial será realizada. Às 19h, haverá um concerto em homenagem aos chefes de Estado e de governo e, às 20h15min, jantar dos líderes do G20. A previsão é de que Temer volte para o hotel às 22h.
No sábado (8), a programação conta com uma sessão de trabalho, às 10h30min da manhã, no centro de convenções. Depois deste evento, Temer deve voltar ao Brasil, mas os trabalhos do G20 continuam em Hamburgo. No avião o presidente terá a companhia do ministro das Relações Externas, Aloysio Nunes.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, está em Hamburgo desde o início da tarde desta quinta-feira (6) e continuará na cidade após o retorno de Temer. A previsão é de que, além de acompanhar o presidente nos eventos, Meirelles tenha reuniões bilaterais com os ministros de economia da Alemanha (amanhã) e do Canadá (no sábado).