O senador Roberto Rocha (PSB-MA), relator da indicação da subprocuradora Raquel Dodge para chefiar a Procuradoria-Geral da República (PGR), afirmou, nesta quarta-feira (5), acreditar em uma aprovação tranquila na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Seu parecer, no qual exalta o currículo de Raquel, foi nesta quarta no colegiado.
– Foi uma escolha do presidente que prestigia o mérito. Ela teve o reconhecimento pelos seus colegas, inclusive a força-tarefa da Lava-Jato elogia a indicação, a ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) também elogia e evidentemente que nós recolhemos até agora bons motivos para apresentar à CCJ – afirmou Rocha.
Leia mais:
A missão de Raquel Dodge na Operação Lava-Jato
Escolhida por Temer para chefiar MPF, Raquel Dodge é opositora de Janot
Temer escolhe Raquel Dodge para substituir Rodrigo Janot na PGR
O relator se reuniu por cerca de uma hora e meia com Raquel em seu gabinete na terça-feira (4) . Na ocasião, segundo ele, não discutiram temas como a Lava-Jato ou a opinião dela sobre delações premiadas.
– Assuntos que estão em investigação a gente evitou comentar – disse.
Raquel tem circulado no Senado desde terça para se apresentar aos senadores que vão sabatiná-la. Na lista, estão, além de Rocha, o líder do DEM Ronaldo Caiado (GO), o petista Jorge Viana (AC), a senadora Ana Amélia (PP-RS) e o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR). Na semana passada, Raquel esteve com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).
Senadores da oposição, que chegaram a reclamar da "pressa" em aprovar a indicação de Temer para o lugar de Rodrigo Janot, não participaram da reunião da CCJ na qual o relatório foi lido.
Para o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti, a expectativa é de que a sabatina, prevista para o próximo dia 12, será dura, mas, no fim, o nome de Raquel será aprovado.
– O Senado vai exercer sua função. Nós esperamos mesmo que seja uma sabatina longa, uma sabatina dura, porque faz parte do órgão. Temos absoluta tranquilidade que o nome da Raquel será aprovado – disse Robalinho.