O velório do ministro Teori Zavascki será aberto ao público às 11h deste sábado (21). O ato ocorrerá no plenário do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, em Porto Alegre, corte que foi presidida por ele.
O corpo do magistrado deve chegar à Capital gaúcha no final da noite desta sexta-feira (20). O sepultamento está marcado para as 18h, no Cemitério Jardim da Paz, na zona leste da cidade.
Entre as presenças confirmadas está a da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, e do presidente Michel Temer. Outras autoridades pediram informações sobre os ritos fúnebres, mas ainda não garantiram que virão ao Estado.
Família
O pedido de realização do velório na sede do TRF foi feito pela família, por ser o local onde Teori começou a carreira, e foi confirmado, por volta do meio-dia desta sexta, pela assessoria de imprensa do Tribunal.
Presidente em exercício do TRF4, o desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores atendeu prontamente ao pedido da família. No entanto, aguardava a negociação com o STF, que, em princípio, realizaria uma cerimônia de despedida para o ministro em Brasília.
O acidente
O ministro Teori Zavascki foi uma das vítimas da queda de um avião de pequeno porte, na tarde de quinta-feira (19), em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. Outras quatro pessoas também morreram no acidente.
Teori, 68 anos, era o ministro relator das ações da Operação Lava Jato no Supremo. O ministro havia interrompido as férias para analisar as delações da empreiteira Odebrecht, cuja homologação estava prevista para ocorrer no mês que vem.
O avião – um bimotor modelo King Air – caiu por volta das 14h30. De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), a aeronave decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty.