A coletiva de divulgação da denúncia por corrupção e lavagem de dinheiro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi recheada de frases contundentes. O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba, ressaltou diversas vezes que Lula seria o "comandante máximo do esquema."
No caso da corrupção, Lula e sua esposa, Marisa Letícia, são responsabilizados por aceitar um triplex no Guarujá (SP), bancado e mobiliado pela OAS. Em relação à lavagem de dinheiro, são elencados 61 objetos que Lula teria despachado após deixar a presidência e que teriam sido armazenados num depósito, custeado pela OAS.
Confira as frases mais marcantes:
"Hoje, o Ministério Público Federal acusa Lula como o comandante máximo do esquema de corrupção identificado na Lava Jato."
"Sem o poder de decisão de Lula, esse esquema seria impossível."
"Não estamos julgando Lula como pessoa ou o que ele fez pelo povo. A Procuradoria imputa a responsabilidade com base em evidências."
"Essas provas demonstram que Lula era o grande general que comandou a realização e a continuidade da prática dos crimes com poderes para determinar o funcionamento e, se quisesse, para determinar sua interrupção."
"O PT e, particularmente Lula, eram os maiores beneficiários dos esquemas criminosos de macro corrupção no Brasil."
"Lula conspirou contra a Operação Lava Jato."
Leia mais:
Lava-Jato denuncia Lula e outras sete pessoas
Força-tarefa da Lava-Jato tenta concluir denúncia contra Lula
Lula é indiciado por ocultar propriedade do triplex no Guarujá
"Lula teve um governo de 'propinocracia', regido pelas propinas."
"Não há dúvida que Lula comandou o grande esquema de corrupção na Petrobras."
"Há provas de que líderes partidários do PT enriqueceram com o dinheiro desviado da Petrobras."