O juiz Sergio Moro retirou, nesta quarta-feira (16), o sigilo de interceptações telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feitas durante a 24ª fase da Operação Lava-Jato. A Rádio Gaúcha teve acesso ao conteúdo e depois de ouvir todos - os 15 principais trechos foram separados e estão disponíveis para escutas.
As conversas incluem diálogos com a presidente Dilma Rousseff, os ministros Jaques Wagner e Nelson Barbosa; outras vozes identificadas pela reporatgem incluem os advogados de Lula - entre outras pessoas.
Todos os áudios foram obtidos por Rodrigo Saccone, repórter do Grupo RBS.
"Se coxinhas aparecerem vão levar porrada", diz Lula a seu irmão, identificado como Vavá
LULA: Domingo, domingo eu vou ficar um pouco escondido, porque, porque vai ter um monte de peão na porta de casa pra bater nos coxinha. Se os coxinhas aparecer, vão levar tanta porrada que eles nem sabem o que vai acontecer.
VAVA: Deixa aí, deixa esses caras. Esses caras são uns babacas.
LULA: Mas eu...eu vou te ver, querido!
VAVA: Esquece esse...(ininteligível). Vamo tocar a vida, meu filho.
Lula critica governo a deputado Guimarães: "o discurso de vocês não vai pra frente"
[...]
GUIMARÃES: Eu convivo ali todo dia, ali dentro. Tudo, eu chego lá domingo a noite, fico de segunda a quinta lá dentro com ele, com Wagner, com Berzoini, mas não é simples, porque há um problema. Hoje eu tive uma longa conversa com pessoal da Fazenda, hoje de manhã. Mostrando pra eles, se nao tiver mudanças rápidas e que eu sei que pode ser feito alguma coisa na Fazenda, "dívida dos Estados", "Minha casa, minha vida", questão...tudo isso é muito, eles falam que dependem dela. Então é muito travado com estilo muito burocrático, muito, muito, enfim, dificulta a rapidez nas decisões, dificulta a rapidez nas ousadias, e fica também podado. Meu limite é muito pequeno.
LULA: Então, mas eu tive uma conversa com ela muito dura, muito dura. Tive uns debates com Nelson Barbosa, aqui em São Paulo. Eu falei pra eles, ó: "gente, tá tudo errado, o discursos de vocês não vai pra frente, vocês querem agradar os inimigos, jogando nosso povo no lixo, porra! Sabe? Tem que falar pro nosso povo"
NELSON BARBOSA: Conta com a gente aí, pro que der e vier.
LULA: Ô, Nelson, te falar uma coisa por telefone, isso daqui. O importante é que a Polícia Federal esteja gravando. É preciso acompanhar o que a Receita tá fazendo junto com a Polícia Federal, bicho!
NELSON BARBOSA: Não, é... (Gagueja) Eles fazem parte.
LULA: é, mas você precisa se inteirar do que eles estão fazendo no Instituto. Se eles fizessem isso com meia dúzia de grandes empresas, resolvia o problema de arrecadação do Estado.
NELSON BARBOSA: "Uhumm", sei.
LULA: Sabe? eu acho que eles estão sendo filho da puta demais.
NELSON BARBOSA: tá.
LULA: tão procurando pelo em ovo. Eu acho... eu vou pedir pro Paulo Okamotto botar tudo no papel, porque era preciso você chamar o responsável e falar "que porra que é essa?" "Vocês estão fazendo o mesmo com a Globo, com Instituto Fernando Henrique Cardoso, o mesmo com Gerdau, o mesmo com o SBT, o mesmo com a Record?! Ou só com o Lula, c...?! Vai tomar no c...
NELSON BARBOSA: ta, pede pro Paulo colocar
Lula para Jaques Wagner: "se eu não tiver preso, eu vou!"
JAQUES WAGNER: Não, tudo bem. Eu vou atender ele agora. Agora deixa eu te dizer: É "ela"? "Aquilo" que você falou? Se você... se der para você, ela marcou segunda de noite.
LULA: Bicho, é o seguinte: se eu não tiver preso, eu vou! (Risadas) C...!
JAQUES WAGNER: O que eu estou dizendo é que...
LULA: Daqui para a frente, eu vou defender essa coisa do PT, essa coisa do Petróleo... Porque eu acho que foi melhor que... Do que pudesse ser...
JAQUES WAGNER: Eu também acho.
LULA: Mas como não se conversa, Wagner... Sabe?
JAQUES WAGNER: Mas tudo bem.
"O Delcídio foi uma vergonha!", diz Lula a Eduardo Paes
LULA: Alô!
EDUARDO PAES: Meu amigo!
LULA: Querido prefeito, tudo bem?
EDUARDO PAES: "Cê" não precisa de solidariedade, mas tô ligando pra te dar um abraço. Dizer que tô contigo nesse absurdo aí que fizeram com o senhor na sexta-feira. É um escândalo. É uma vergonha.
LULA: Obrigado, querido.
EDUARDO PAES: Tem que ter muita carcaça. Seu posicionamento foi excepcional. Tem que parar com essa palhaçada no Brasil. Tá demais mesmo. Passou de todos os limites, Presidente.
LULA: Todos os limites! isso é verdade. Passou dos limites.
EDUARDO PAES: Esse negócio do Delcídio então. Eu falo até pelo meu caso aqui que eu vi na suposta delação premiada dele. Esse negócio de acordo na CPI né.
LULA: O Delcídio foi uma vergonha!
Lula explica a Dilma como ocorreu o depoimento após condução coercitiva
LULA: Eu tô bem...
DILMA: tá?
LULA: eu tô bem, eu falei com a Marisa agora, eles já foram embora de casa, já foram embora da casa do Fábio, já foram embora da casa do Sandro, eu só não conseguir falar com Marcos. As perguntas, se os canalhas tivessem mandado um ofício, teria ido prestar depoimento, como eu já fui 3 vezes a Brasília prestar depoimento. Eu acho que o Moro quis fazer um espetáculo, antes da decisão daquele negócio que tá no Supremo pra decidir, a gente não sabe se é contra ou a favor, mas ele precisava fazer um espetáculo de pirotecnia. As perguntas foram as mesmas que eu já respondi ao Ministério Públicos e a dois Delegados da Polícia Federal.
"Tá. Eu li tudo o que saiu com relação a ti na semana passada. Tudo o que foi público, nada detalhado. Quando você lê aquilo, à luz do que eu aprendi com Alberto Carlos de Lima, tá. Assim, dizendo com clareza, eu não ‘tô’ aqui, né, colocando panos quentes. Eles te condenaram já, efetivamente. Tá, não tem defesa jurídica que salve, tá. Eu tô falando assim, tô falando com alarmismo mesmo, tá. É uma decisão individual daquele cara lá de Curitiba. Quando ele pega e toma a decisão, tá tomada, acabou. Eu acho que uma coisa está na mão de vocês, que é o ministério e acabou p***a. Sabe, eu acho, eu acho que é vacilação da parte de vocês. Tô falando genericamente, de um modo geral, tá. É uma guerra política, uma disputa política. O cara lá, juiz, até dá pra dizer um tucano, na verdade, entendeu. Né, a formação, o opus dei e o cacete a quatro, entendeu. Tão com a mão na cabeça dele. Vai que esse cara é maluco e ousado o suficiente pra tomar uma decisão nessa direção. Você tem uma coisa na tua mão hoje. Usa c*****o! Entendeu, é alarmista mesmo pô. Vai incendiar o País se esse cara fizer. Ele não é um homem da política, entendeu?"
Lula brinca com Jaques Wagner: "você viu que já tirei você da Casa Civil, né p***a?"
LULA: Alô!
JAQUES WAGNER: Diga Excelência, tudo bem?
LULA: Você viu que eu já tirei você da Casa Civil, né porra?!
JAQUES WAGNER: Beleza! Eu vou ser segundo lá na Casa Civil, não tem nenhum problema. Com maior prazer (risadas)
Advogado de Lula: "A arbitrariedade está no grampo - envolvendo a Presidente da República". "Não existe ação penal contra o presidente Lula."
LULA: "Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, nós temos uma Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado, um Parlamento totalmente acovardado, somente nos últimos tempos é que o PT e o PC do B é que acordaram e começaram a brigar. Nós temos um Presidente Da Câmara f****o, um presidente do Senado f****o, não sei quanto parlamentares ameaçados, e fica todo mundo no compasso de que vai acontecer um milagre e que vai todo mundo se salvar. Eu, sinceramente, tô assustado com a “República de Curitiba”. Porque a partir de um juiz de 1ª Instância, tudo pode acontecer nesse País"
"Vai sair muitas críticas indicação do novo ministro, com o objetivo de encurralá-lo", diz Lula a Edinho Silva
"LULA: Esse é uma coisa que eu queria falar com você, e a outra é o seguinte: é importante você ficar atento, porque vai sair muitas críticas indicação do novo ministro, com o objetivo de encurralá-lo.
EDINHO: É isso.. É isso, já começou.
LULA: O objetivo é encurralá-lo. Crítica da veja, crítico do globo, crítica da Globo, crítica.. ou seja, no fundo no fundo eles querem evitar que qualquer ministro acabe com o vazamento da polícia federal.
Rui Falcão para Jaques Wagner: "Se nomear ele hoje, o que acontece?"
RUI: Alô.
JW: Oi.
RUI: Oi, JAQUES. O louco do Conserino aqui pediu a preventiva do Lula.
JW: É, eu vi porra.
RUI: Sim, e vocês vão deslocar alguém pra cá, como é que é?
JW: Deslocar em que sentido?
RUI: Não, acho que tem que vim alguém pra cá, porra, pra se mexer aqui também.
JW: Mas alguém quem? Só pra eu entender. Não, que eu não tô raciocinando.. (Ininteligível)
RUI: Não tem ministro da justiça, não tem..
JW: Não, tem ministro da justiça. Ele tá no ministério. Claro. Ele tá no posto.
RUI: Alguma iniciativa vocês precisam tomar. Porque tá na mão de uma juíza da quarta vara que não sabe quanto toma decisão, mas pode tomar decisão hoje. Nós...
JW: Ah, ele pediu a preventiva do cara em cima do que?
RUI: Não... não tem... em cima do Triplex, da denúncia, ele é louco.
Os três promotores aqui, Jaques.
JW: Tá bom. Deixa eu fazer alguma coisa aqui.
RUI: É, porque eles podem, a juíza pode despachar agora, tá? Tem os advogados tá lá, “tamo” chamando deputado...
JW: Falou, ok.
RUI: A outra coisa é o seguinte: se nomear ele hoje, o que que acontece?
JW: Aí não sei, eu tô por fora.
RUI: Então, consulta isso também...
JW: Mas ele já decidiu?
RUI: Não, mas nós “tamo” todo mundo pressionou ele aqui. Fernando Haddad, todo movimento sindical, todo mundo.
JW: Tá bom.
RUI: Tá.
JW: Eu acho que tem que ficar cercado em torno do prédio dele e sair na porrada, RUI.
RUI: Tem nada.
JW: Não, tudo bem, ué? Mas tem que cercar tudo.
RUI: Não, eu sei, mas enquanto isso..
JW: Tudo bem, deixa eu falar aqui.
RUI: Alerta a presidente. Toma a decisão de estado-maior aí.
JW: Falou, ok.
DILMA: Alô
LULA: Alô
DILMA: Lula, deixa eu te falar uma coisa.
LULA: Fala, querida. Ahn
DILMA: Seguinte, eu tô mandando o 'Bessias' junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?!
LULA: Uhum. Tá bom, tá bom.
DILMA: Só isso, você espera aí que ele tá indo aí.
LULA: Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando.
DILMA: Tá?!
LULA: Tá bom.
DILMA: Tchau.
LULA: Tchau, querida.
Lula combina com Jaques Wagner ida a Brasília para reunião com Dilma, após saber que seria ministro
JAQUES WAGNER: Oi tudo bem?
LULA: ô galego, deixa eu te dizer uma coisa, eu tava pensando se não era o caso de eu não ir à Brasília hoje,
JAQUES WAGNER: por conta da saída do rapaz?
LULA: por conta da saída do rapaz, ou seja,
JAQUES WAGNER: isso, ELA se preocupou ontem, ficou dizendo "depois vão ficar dizendo que ele só veio aqui pra comemorar o bota fora".
LULA: então eu acho que era melhor eu não ir.
JAQUES WAGNER: deixar pra semana?
LULA: deixar pra semana. Porque, você veja: O Globo já tem editorial que era importante alguém responder, sabe?! Editorial tentando cagar em cima do governo.
JAQUES WAGNER: Eu nem vi, dizendo o que?
LULA: ah, mostrando que essa troca não pode significar...é colocando medo do novo Ministro da Justiça.
JAQUES WAGNER: Não, e dizendo que eu que arrumei um cara pra resolver o teu problema. Você viu que eu sou foda, né? Eu resolvo a porra toda.
LULA: Então eu tava pensando em não ir hoje não, Wagner. Se você conversar com ela é melhor.
JAQUES WAGNER: tá bom, ela teve a mesma preocupação que você, tanto que ficou "é melhor sexta ou é melhor quarta?"
LULA: Eu tive uma bela reunião com a CUT, com o birô central da CUT, e muita raiva, e muita compreensão.
JAQUES WAGNER: Muita raiva, né?!
LULA: Mas muita compreensão.
JAQUES WAGNER: Eu achei boa a conversa que tive com eles
LULA: Não, e eles querem conversar, sabe o que acontece?! Eles precisam ser tratados com um pouco mais de carinho, caralho! Eles são os aliados, sabe?!
JAQUES WAGNER: entendo.
LULA: Então deixa eu lhe contar, fale com ela que é melhor ficar pra outro dia.
JAQUES WAGNER: o que você acha?! Sexta-feira, ainda?!
LULA: Pode ser semana ainda, pode ser a semana que vem. Manda ver como é que tá a agenda dela essa semana.
JAQUES WAGNER: Você, fim de semana, se fosse o Torto, e ela topasse, tudo bem?
LULA: Tudo bem
JAQUES WAGNER: Bom, eu vou conversar com ela, e a gente volta a se falar.
LULA: tá bom, querido, tá bom!
JAQUES WAGNER: eu vou no dentista agora, mas daqui há uns 45 minutos eu saio, mas eu prefiro falar com ela pessoalmente, mas fique tranquilo que ELA já tinha levantado essa preocupação ontem.
LULA: Ah, perfeito, querido, perfeito!
JAQUES WAGNER: tá bom, então.
LULA: um abraço, meu querido.
JAQUES WAGNER: um abraço, tchau.
Lula e senador Lindberg Farias falam sobre Aécio
[..]
LINDBERG: Olha Presidente! Nós vamos ficar em cima do Aécio!
LULA: uhum.
LINDBERG: Já estava um pouco em cima, agora vou ficar marcando ele em cima.
LULA: Olha, eu vou contar uma história para você. Se a Andrade Gutierrez no depoimento deles, na delação da Andrade Gutierrez... Eu estou falando nesse telefone porque quero ver se a POLICIA FEDERAL está gravando... (risadas) Quero ver se está grampeado. Se a Polícia Federal e o Ministério Público, na delação da Andrade Gutierrez, não aparecer o PSDB nem o Aécio, qualquer brasileiro pode dizer que a delação é uma farsa, uma mentira.
LINDBERG: Deixa eu te contar sobre Aécio! Sabe aquela história da CEMIG com a Andrade Gutierrez, é o maior escândalo de Aécio. A relação da CEMIG com Aécio é umbilical.
LULA: Eu sei!
LINDBERG: Então.
LULA: Se a Andrade Gutierrez não acusar o PSDB nessa delação deles, é porque é uma farsa!
LINDBERG: No dia que sair essa delação eu vou com esse discurso! Se não sair eu vou para cima.