O governador eleito José Ivo Sartori visitou Nova Pádua, a cidade onde obteve a maior votação nas eleições deste ano (91,57% dos votos válidos), no final da manhã deste sábado (08). Ao lado da mulher e deputada estadual Maria Helena Sartori, ele participou, no restaurante Belvedere Sonda, do encontro do PMDB que reúne prefeitos, vices e vereadores da região Vinhedos.
Em meio a brincadeiras, falou sobre temas como a renegociação da dívida do Estado, votada nesta semana pelo Senado. Embora considere um passo importante a aprovação, destacou que a mudança não vai tirar o RS do sufoco antes de 2028. Hoje, a dívida com a União é de R$ 45,2 bilhões. Com a revisão, restará ao Estado o pagamento de R$ 14,8 bihões.
"O governo federal vai ter de fazer um ajuste fiscal no país, senão, os estados terão de apertar. Não tenham a ilusão que isso (renegociação da dívida) vai representar folga". E completou: "A dívida do Rio Grande é impagável. Como fazer para pagar uma dívida que representa duas vezes a receita anual?"
Depois de discursar, concedeu uma breve entrevista coletiva. Disse que uma equipe será formada para iniciar o planejamento dos próximos quatros anos e as prioridades serão temas como infraestrutura, segurança, saúde e educação.
Sobre a reformulação do entroncamento da RS-453 com a RS-470, trecho conhecido como trevo da Telasul, em Garibaldi, Sartori não respondeu se será uma obra encaminhada por seu governo. O lançamento do edital de licitação está temporariamente suspenso para ser debatido com a equipe de transição.
Sartori também foi questionado sobre as eleições municipais de 2016 e desconversou. Disse que a decisão de ter ou não cabeça de chapa no pleito em Caxias do Sul, onde hoje o PMDB é vice, é uma decisão do diretório municipal.
"Não cabe ao governador tratar das decisões municipais. Minha opinião é como a do João Luiz, do Pedro, da Renata, do Antoninho, Mauro... seja quem for. Não sou eu quem vai mandar. Não é do meu estilo", finalizou.
O governador eleito não ficou para o almoço. Ele seguiu para um encontro de ex-seminaristas em Nova Roma do Sul.
Gaúcha
Em encontro na Serra, Sartori diz que dívida do Rio Grande do Sul é impagável
Governador eleito participou de reunião do PMDB em Nova Pádua no final da manhã deste sábado
Juliana Bevilaqua
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project