Dia do Vizinho, Dia da Orquídea, Dia do Gaiteiro, Dia do Cliente. Esses são apenas alguns exemplos de datas instituídas por lei em Caxias do Sul. Um levantamento realizado pela reportagem encontrou 54 leis criadas a partir de projetos do Legislativo e do Executivo. Nesta quarta-feira (21), foi aprovada mais uma, a que institui o Dia de Combate à Violência Contra a Mulher. De autoria de Pedro Incerti (PDT) e Denise Pessôa (PT), a proposta recebeu apoio de todos os vereadores presentes e agora depende da sanção do prefeito para virar lei.
Na próxima semana, deve retornar para segunda discussão e votação o projeto que cria o Dia Municipal do Doador de Órgãos, de autoria do vereador Flávio Cassina (PTB). Embora já exista o Dia Municipal da Doação de Órgãos, instituído em 2006 e comemorado em 27 de novembro de cada ano, Cassina não vê problemas na criação de uma data praticamente idêntica.
"É para reforçar a importância da doação", resume.
Entre as mais de 50 datas, uma que chama a atenção é a que celebra a Cultura Racional, movimento que ficou muito conhecido após o cantor Tim Maia se declarar adepto. Em vigor desde 1995 em Caxias, o Dia da Cultura Racional é comemorado no segundo domingo do mês de março. Autor do projeto que deu origem à lei, o vereador Zoraido Silva (PTB) lembra que apresentou o projeto a pedido de adeptos do movimento na cidade.
Gaúcha
Caxias do Sul tem mais de 50 datas comemorativas instituídas por lei
Câmara aprovou nesta quarta criação do Dia de Combate à Violência Contra a Mulher
Juliana Bevilaqua
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project