Uma semana depois da definição de que Pedro Simon seria candidato à reeleição, o PMDB mergulhou outra vez na dúvida em relação ao Senado. A certeza da semana passada transformou-se em ponto de interrogação depois de uma reunião da executiva estadual, da qual Simon teria saído antes do fim. Embora participantes do encontro tentem colocar panos quentes, dizendo que nada mudou, fontes do PMDB confirmam que o senador está incomodado com a forma como o ex-governador Germano Rigotto reagiu à notícia de sua decisão de disputar a reeleição.
Simon não gostou especialmente de Rigotto ter dito que só se colocou à disposição do partido para concorrer quando viu a entrevista dele à Globo News, em julho, dizendo que não concorreria. O senador, garante um dos líderes do PMDB, também está insatisfeito com a falta de entusiasmo da base do PMDB e com as críticas dos companheiros que sugerem uma retirada estratégica, temerosos de que encerre a carreira com uma derrota para Lasier Martins (PDT).
No final da tarde de ontem, questionado pela Página 10 sobre as especulações de que desistiu da candidatura, Simon foi seco:
- Combinamos na reunião que só quem vai falar é o presidente do partido.
Diante da pergunta sobre se, pessoalmente, gostaria de concorrer, cortou:
- Não vou falar, nem para ti, nem para ninguém.
O presidente do PMDB, Edson Brum, diz que nada mudou e jura que Simon ficou até o fim da reunião:
- Quem diz que ele saiu antes é um mentiroso. Ficou até o fim e ainda lanchou conosco. Tomou suco com torrada. Ele disse que, se o partido quiser, será o candidato. Devolvemos a bola para ele, dizendo que, se ele quiser, será o candidato do PMDB. Se não, temos um nome pronto, que é o Rigotto.
- Simon é o candidato natural do ponto de vista moral e político. Ninguém vai destituí-lo, mas ele não é mais uma unanimidade, como foi no passado - diz outro líder do PMDB.
O senador é considerado peça-chave na aliança com o PSB, pelas relações com a ex-senadora Marina Silva, que será vice de Eduardo Campos.
Opinião
Rosane de Oliveira: Candidatura de Simon é incerta
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: