Os nomes dos novos secretários do governo Tarso Genro foram definidos na manhã desta quarta-feira (19) em uma reunião no Palácio Piratini. A reforma acontece para liberar alguns titulares do primeiro escalão do Executivo que vão concorrer nas eleições de outubro. A posse dos novos secretários acontece na tarde de amanhã, em cerimônia na sede do governo.
As alterações provocam mudanças em pelo menos oito secretarias. A pasta do Trabalho passará das mãos de Luis Augusto Lara para o comando do atual adjunto, Edson Borba. Já a Secretaria de Economia Solidária será comandada por Carlos Rohr, ex-prefeito de Nova Candelária, que ocupa a vaga de Maurício Dziedricki.
Outra mudança ocorre na Secretaria de Obras, onde o atual secretário, Luiz Carlos Busato, dá lugar ao engenheiro Eduardo Medeiros. Na Secretaria do Turismo, assume o atual adjunto, Márcio Cabral, que ocupa a vaga de Abigail Pereira.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural será assumida pelo chefe de gabinete, Elton Scapini, que fica no lugar de Ivar Pavan. Já o titular da Secretaria da Agricultura será o adjunto Cláudio Fioreze, que substitui o secretário Luiz Fernando Mainardi.
Na Secretaria da Justiça, Fabiano Pereira sai para a entrada de Juçara Dutra Vieira - atual coordenadora da Assessoria Superior do Governador, cargo que passa a ser ocupado por Mari Peruso.
Chefia de Policia
Outro nome que deixa o governo é Ranolfo Vieira Junior, que irá estrear na política tentando uma vaga de deputado estadual pelo PTB. O substituto será o atual diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Guilherme Wondraseck, que toma posse no final da manhã de hoje.