Com as urnas oficialmente fechadas às 17h (horário de Brasília), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começará a apuração das eleições 2024 para prefeito e vereadores.
Na capital paulistana, 10 candidatos concorrem à prefeitura. São eles: Altino Prazeres (PSTU), Bebeto Haddad (DC), Datena (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), João Pimenta (PCO), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB), Ricardo Senese (UP) e Tabata Amaral (PSB). Além disso, a cidade também elegerá vice-prefeito e vereadores.
O que faz um prefeito?
O prefeito é o líder do Executivo municipal, sendo o gestor da cidade. É ele o responsável por administrar as contas públicas, planejar e concretizar obras e manejar e destinar os recursos arrecadados com taxas e impostos para as mais diversas áreas, como saúde, educação, saneamento básico, limpeza, transporte, esporte e programas de assistência social.
Além disso, o prefeito deve manter um bom diálogo com as outras esferas do poder, especialmente com o Legislativo, que irá aprovar leis para a cidade.
O que faz o vice-prefeito?
O candidato que for eleito vice-prefeito terá como primeira função substituir o prefeito quando ele precisar se ausentar por motivo de viagem, licença ou até mesmo se tiver o mandato cassado. Também cabe ao vice-prefeito realizar a articulação e a qualificação das relações institucionais, internas e externas do Executivo. Assim, o vice-prefeito pode agilizar e qualificar a execução de ações e projetos do município.
O que faz um vereador?
Os vereadores são os responsáveis por elaborar as leis municipais, fiscalizar a atuação do Executivo e pelo julgamento das contas públicas da cidade. Um vereador propõe projetos, emendas e resoluções, que passam por comissões e depois são votadas em plenário. Os temas tratados são todos relacionados à cidade, como saneamento, transporte público, educação, saúde e outras demandas de nível municipal.