Na última pesquisa Ibope, às vésperas do primeiro turno, Manuela D'Ávila (PCdoB) mantém a liderança na disputa pela prefeitura de Porto Alegre, agora com 35% dos votos totais. Em segundo lugar, aparece Sebastião Melo (MDB), com 22%. Em terceiro lugar, está Nelson Marchezan (PSDB), atual prefeito que busca a reeleição, com 15%. Nos votos válidos, Manuela soma 40%, Melo, 25%, e Marchezan, 17%. O cálculo dos votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos e é como a Justiça Eleitoral contabilizará o resultado da votação deste domingo (15).
A terceira rodada, encomendada pela RBS Participações e divulgada neste sábado (14), foi realizada após José Fortunati (PTB) renunciar à candidatura, na quarta-feira, dia 11. Registrado no TRE sob o protocolo RS-02998/2020, o levantamento ocorreu entre os dias 12 e 14, de forma presencial, e consultou 805 votantes. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Nos votos totais (brancos, nulos e indecisos estão incluídos), a candidata obteve crescimento de oito pontos em relação à sondagem anterior, subindo de 27% para 35% das intenções de voto na pergunta estimulada (os nomes dos concorrentes são apresentados ao eleitor). O mesmo ganho aparece nas intenções de voto de Melo: o candidato emedebista tinha 14% na pesquisa anterior e agora soma 22%. Com isso, Melo se afasta de Marchezan, que oscilou de 14% para 15%. Entre os outros nove concorrentes restantes, o melhor desempenho é de Juliana Brizola (PDT), com 6% dos votos totais.
Nas simulações de segundo turno, o Ibope fez três cenários. Contra Melo, Manuela aparece com 42% contra 40% do adversário, em empate técnico. Manuela venceria Marchezan por 44% a 33%. E Melo derrotaria Marchezan por 44% a 30%.
Na questão sobre rejeição (o candidato que o entrevistado não votaria de jeito nenhum), Manuela e Marchezan aparecem com os maiores percentuais, 38% para ela e 36% para ele. Melo tem 13%.
Se a eleição para prefeito de Porto Alegre fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?
Estimulada (votos totais)
- Manuela D’Ávila (PCdoB) 35%
- Sebastião Melo (MDB) 22%
- Nelson Marchezan (PSDB) 15%
- Juliana Brizola (PDT) 6%
- Fernanda Melchionna (PSOL) 3%
- João Derly (Republicanos) 2%
- Valter Nagelstein (PSD) 2%
- Gustavo Paim (PP) 1%
- Rodrigo Maroni (PROS) 1%
- Júlio Flores (PSTU) 0%
- Luiz Delvair (PCO) 0%
- Montserrat Martins (PV) 0%
- Branco/nulo 7%
- Não sabe/não respondeu 5%
- A pesquisa foi realizada após Fortunati renunciar à candidatura.
Votos válidos
O cálculo dos votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos e é como a Justiça Eleitoral contabilizará o resultado da votação deste domingo. Para vencer no primeiro turno, um candidato deve obter mais da metade dos votos válidos.
- Manuela D’Ávila (PCdoB) 40%
- Sebastião Melo (MDB) 25%
- Nelson Marchezan (PSDB) 17%
- Juliana Brizola (PDT) 7%
- Fernanda Melchionna (PSOL) 3%
- Valter Nagelstein (PSD) 3%
- João Derly (Republicanos) 2%
- Gustavo Paim (PP) 1%
- Rodrigo Maroni (PROS) 1%
- Montserrat Martins (PV) 0%
- Júlio Flores (PSTU) 0%
- Luiz Delvair (PCO) 0%