Acompanhado da esposa e do vice da chapa, o candidato à prefeitura de Canoas pelo PSD, Jairo Jorge, deixou o prédio onde mora para registrar o voto em uma escola, no centro da cidade, na manhã deste domingo (29). A distância, de apenas duas quadras, foi percorrida a pé.
Cerca de 15 apoiadores estiveram ao lado do candidato no caminho. Todos usavam máscaras de proteção facial.
Jairo Jorge usava uma bandeira do município de Canoas sobre os ombros. Ao chegar à cabine de votação, às 10h05min, registrou o número na urna e retirou o manto, expondo-o aos jornalistas. No pátio do colégio, falou do apoio recebido na campanha.
— Foi uma campanha com duas dimensões: de muitos ataques sofridos, mas também de muita esperança — resumiu aos repórteres.
Com reforço na segurança, o político não vestiu o colete à prova de balas que chegou a usar nos últimos dias. Durante a semana, Jairo Jorge solicitou aumento no policiamento, com o argumento de estar sofrendo ameaças.
Busato com covid-19
Candidato à reeleição, o atual prefeito, Luiz Carlos Busato (PTB) não contará com o próprio voto neste segundo turno. Após testar positivo para covid-19, ele cumpre isolamento em casa, também no centro de Canoas.
Segundo a assessoria da campanha, Busato tem sintomas leves, como dores no corpo. Em frente ao apartamento do prefeito, a movimentação foi discreta. Ele passou a manhã ao lado da esposa, Valquíria Lima.
— Vocês são o Busato nas ruas — disse aos eleitores, em um vídeo feito de casa.
A atual vice-prefeita, Gisele Uequed (Sustentabilidade) votou às 10h na Universidade La Salle. Já o candidato a vice da chapa, Dario Silveira (PDT), votou às 9h30min na Escola Estadual Padre Jaeger.