O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou na manhã deste domingo (7) que 310 urnas eletrônicas de todo o país apresentaram problemas e tiveram que ser substituídas. Segundo o tribunal, o número representa 0,06% do total de 454,4 mil urnas utilizadas no pleito deste ano. Até o momento, não foram registrados locais com votação manual.
Entre os Estados que tiveram o maior número de urnas com defeito estão São Paulo (49), Minas Gerais (46), Sergipe (35), Rio de Janeiro (34). Os números constam no primeiro balanço sobre ocorrências nas duas primeiras horas de votação, que começou às 8h nos Estados que seguem o fuso horário de Brasília.
No Estado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) substituiu 42 urnas eletrônicas que apresentaram diferentes problemas, desde máquinas que não ligaram a impressoras que apresentaram falha na impressão. O Rio Grande do Sul tem 27.298 urnas nos 497 municípios.
No total, foram 89 ocorrências nas urnas, como problema na biometria, necessidade de reinicialização do sistema, ajuste de data e hora e substituição das baterias.