O esquema de segurança da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para o dia de eleições no Rio Grande do Sul envolve 9 mil servidores em todo o Estado e com atenção especial para Porto Alegre, que tem mais de 1,1 milhão de eleitores. Houve reforço do policiamento ostensivo por parte da Brigada Militar, aumento do número de plantonistas em delegacias para registro de ocorrências e das equipes volantes da Polícia Civil.
A Brigada Militar empregou todo o efetivo disponível da Capital para rondas nos principais pontos de votação e para atendimento de ocorrências policiais. A Polícia Civil conta com 997 agentes e delegados e disponibiliza o número 197 para denúncias de irregularidades eleitorais.
Equipes volantes circulam pelos principais pontos de votação da cidade e da Região Metropolitana, assim como houve reforço no número de plantonistas para agilizar o atendimento em delegacias.
Bombeiros estão de prontidão e houve reforço do efetivo da Superintendência dos Serviços Penitenciários para garantir o voto de presidiários.