As eleições municipais para prefeito ocorreram em 6 de outubro – com segundo turno em 51 municípios brasileiros em 27 de outubro. Os chefes do Executivo eleitos tomarão posse em 1º de janeiro de 2025, de acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Entre 29 e 30 de outubro, o Encontro Novos Gestores reuniu os prefeitos eleitos no Rio Grande do Sul para uma grande orientação pré-posse. Realizada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a convenção integrou a programação do Smart Cities Park, evento de inovação voltado para a gestão pública e promovido pelo Instituto Paulo Ziulkoski.
Em entrevista, o presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, deu detalhes a respeito da reunião.
O que é o Encontro Novos Gestores?
Com este evento, buscamos atualizar os prefeitos eleitos a respeito de legislação, boas práticas administrativas e uso correto dos recursos públicos, bem como quais programas e investimentos estão disponíveis aos municípios. Além disso, promovemos trocas de experiências, fomentando parcerias e mostrando caminhos que ajudarão no desenvolvimento municipal e regional.
De quais maneiras o evento deu as boas-vindas e oportunizou uma melhor gestão para os prefeitos eleitos nas últimas eleições?
Ser prefeito é algo desafiador. Afinal, a vida acontece nos municípios e a responsabilidade em atender as necessidades e as demandas da nossa população é grande. No último ano, porém, os gestores gaúchos tiveram desafios redobrados. Enquanto entidade que representa os 497 municípios do RS, nosso objetivo é auxiliar quem está chegando à vida pública a enfrentar e superar esses obstáculos. Fazemos isso por meio da qualificação dos gestores e de suas equipes, trazendo ideias e experiências de sucesso e informando sobre ações, programas e projetos para fomentar o desenvolvimento sustentável das nossas cidades.
Qual foi o cronograma trabalhado ao longo dos dois dias de evento?
O encontro foi um grande sucesso, tanto de público quanto de personalidades que contribuíram com o propósito do evento. Tivemos a presença do governador Eduardo Leite – que tem feito uma das gestões estaduais mais parceiras dos municípios – apresentando convênios e projetos disponíveis. Contamos também com painéis que abordaram a atuação do Ministério Público (MPRS) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) junto às prefeituras. A Caixa Econômica Federal, grande parceira na reconstrução do RS, trouxe serviços, produtos e soluções voltados às cidades. Por fim, tivemos um painel que reforçou o comprometimento do governo federal em estar próximo e ser aliado dos gestores e dos municípios gaúchos.
Quais são os principais diferenciais e destaques desta edição do Encontro Novos Gestores?
Nas edições anteriores, a Famurs costumava promover o evento após os prefeitos eleitos serem empossados. Desta vez, conseguimos reuni-los antes, para que, desde o início, promovam gestões eficientes, eficazes e efetivas. A ideia é que cheguem o mais preparados possível às prefeituras, não apenas cientes de suas atribuições, suas responsabilidades e seus desafios, mas também seguros do que precisam fazer para atingir resultados satisfatórios.
Qual é o impacto de longo prazo que o evento deixa para os gestores?
Esperamos que os gestores presentes tenham aprendido e absorvido boas ideias e o sentimento de união e atuação regional. A Famurs deseja contribuir não apenas com os eventos dedicados aos gestores, mas principalmente como uma entidade que está sempre de portas abertas para que os municípios gaúchos cresçam e se tornem referência em gestão pública e governança.