A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) está extremamente preocupada com o desemprego em Caxias do Sul. E esse será o principal tema a ser abordado nos ciclos de encontros com os candidatos à prefeitura da cidade. Os empresários querem saber o que o futuro prefeito caxiense pretende fazer para manter as empresas e atrair novas, e até mesmo gostariam de indicar nomes para secretarias.
Leia mais
PT terá candidato em Bento Gonçalves para substituir Lunelli
Pepe Vargas faz breve parada na campanha eleitoral em Caxias
Assis Melo será o primeiro candidato a aparecer no horário eleitoral
O sentimento dos senadores gaúchos às vésperas da votação do impeachment
Na manhã de segunda-feira, representantes da CIC e de 24 sindicatos patronais apresentaram as demandas do setor empresarial ao candidato Edson Néspolo, do PDT. O encontro teve duração de uma hora.
Segundo o presidente da CIC, Nelson Sbabo, o encontro serviu para as entidades apresentarem as sugestões elaboradas em conjunto para a cidade continuar crescendo e manter a importância. Ele diz que o documento é uma forma de orientar o futuro prefeito a buscar urgentemente as soluções para os temas mais importantes. Sbabo afirmou que Néspolo foi muito indagado sobre questões pontuais como a atração de investimentos, o licenciamento ambiental para empresas e a demora para a prefeitura emitir uma guia de ITBI.
– Caxias precisa urgentemente de atitudes que façam com que as nossas empresas permaneçam aqui e que tenhamos condições de atrair novos investimentos para gerar novos empregos. Temos que ter áreas que indiquem onde o sujeito pode instalar sua indústria – disse.
Sbabo criticou o rigor da Secretaria de Meio Ambiente para emitir um licenciamento ambiental.
– Aqui tudo é proibido. A Secretaria do Meio Ambiente proíbe porque vai causar impacto ambiental, enfim. Aqui nada é permitido. De que jeito atrair indústrias? – questionou.
O presidente da CIC ressaltou a demora para a emissão de uma guia de ITBI e a aprovação de projetos para a instalação de empresas na cidade.
– Isso é outro problema sério. Dentro da prefeitura se criou um corporativismo que nem para receber dinheiro não estão dispostos. Aprovação de projetos de empresas é a mais demorada do Estado que eu conheço.
Sbabo afirmou que as preocupações serão colocadas a todos os candidatos para que tomem providências para que sejam solucionados esses problemas.
FALA, CANDIDATO: a avaliação de Edson Néspolo, recebido na segunda-feira
"Foi uma oportunidade positiva de fazer um balanço da mudança da infraestrutura que a cidade sofreu para melhor nos últimos 11 anos. Fizemos uma retrospectiva muita boa. Eles também puderam dar contribuições. Saí satisfeito com muitas contribuições positivas. Também apresentei nossos planos para os próximos quatro anos. Cada eleição tinha suas prioridades – seja na cadeia do lixo, do saneamento, aterro sanitário, as questões de viadutos e saídas da cidade, tudo isso a gente melhorou muito. Temos água para 30, 40 anos. Agora, devido a uma situação econômica difícil, temos uma demanda relacionada ao desenvolvimento econômico e voltada para a geração de emprego e renda."
'Se tiver possibilidade, ótimo'
O documento sugere que as secretarias nas áreas de indústria e comércio e de turismo sejam indicadas pela CIC. Já o Sinduscon Caxias quer ser ouvido na indicação de mones para as secretarias de Urbanismo, Meio Ambiente, Habitação e arrecadação.
Sbabo tratou de esclarecer o assunto. Segundo ele, não há nenhum interesse dos empresários em participar da administração direta ou assumir qualquer secretaria.
– Talvez o que foi escrito não diz realmente o que nós pensamos e queríamos dizer. Estamos sugerindo ao novo administrador que crie um Conselho onde a CIC, através de seus dirigentes, possa participar aconselhando o prefeito a tomar decisões. Queremos que os políticos façam política e que alguns cargos sejam ocupados por técnicos. Queremos ser consultados para determinados cargos. Que não seja um CC só porque trabalhou na campanha – disse.
Porém, o presidente da CIC não descarta a possibilidade de indicar nomes para compor as secretarias municipais.
– Se tiver a possibilidade de fazer isso (indicar secretários), ótimo, mas não é o fundamental.
O DOCUMENTO DA CIC
SEGURANÇA PÚBLICA
Mais efetivo policial nas ruas.
Melhorias na iluminação pública.
Instalação de mais câmeras de monitoramento.
EDUCAÇÃO
Implantação de carga horária integral.
INFRAESTRUTURA
Liberação da terceira pista (segundo corredor) em tempo integral para automóveis e/ou sinalização luminosa para os horários permitidos de circulação na segunda faixa de ônibus.
Sugere-se o desenvolvimento de um projeto de transporte coletivo no sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
AEROPORTO
Construção, com a máxima urgência, do aeroporto de Vila Oliva.
Melhorias em equipamentos para pousos e decolagens e na infraestrutura do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani.
ATIVIDADE ECONÔMICA
Reestudar os procedimentos de registro e fiscalização dos processos de licença operacional, PPCI (Plano de Prevenção de Combate a Incêndios) e licença ambiental.
Diminuir o tempo de abertura de empresas.
FOMENTO À INOVAÇÃO
Redução ou compensação do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) de acordo com os investimentos em inovação.
COBRANÇA DE IMPOSTOS
Imediata revisão nos critérios de cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ITR (Imposto Territorial Rural).
FOMENTO AO TURISMO
Profissionalização da Secretaria de Turismo, inclusive com a indicação do secretário pelo trade turístico/Comtur (Conselho Municipal de Turismo)
GESTÃO PÚBLICA
Secretários técnicos e bons administradores.
Nas áreas afins com a indústria, secretarias de indústria e comércio e de turismo, que os secretários sejam indicados pela CIC.
Enxugamento das verbas para cada vereador e do salário para um salário mínimo.
Redução do número de vereadores.
APOIO À CONSTRUÇÃO CIVIL
Sinduscon Caxias deve ser ouvido na indicação de secretários municipais nas seguintes secretarias: Urbanismo, Meio Ambiente, Habitação e Arrecadação.
AGENDA
29/8 - Pepe Vargas (PT)
5/9 - Daniel Guerra (PRB)
12/9 - Vitor Hugo Gomes (Rede)
21/9 - Francisco Corrêa (PSOL)
26/9 - Assis Melo (PCdoB)