A candidatura do deputado federal Pepe Vargas (PT) à prefeitura de Caxias do Sul está praticamente consolidada. Mas a decisão deverá se dar somente na convenção do partido, que ocorrerá no dia 30 de julho, na Câmara de Vereadores, às 13h30min. O encontro dos delegados partidários irá definir também as diretrizes gerais do programa de governo, a política de alianças e as candidaturas proporcionais.
Para lideranças petistas contatadas pelo Pioneiro, a intenção de Pepe concorrer no pleito iniciou-se ainda no final de maio com a participação em todas as plenárias que discutiram o plano de governo da sigla para as eleições deste ano.
Apesar de ser o nome preferido dos petistas, a candidatura ganhou mais força na última semana, quando Pepe convocou uma reunião com as principais lideranças da sigla e onde anunciou a proposta de formação de uma frente de esquerda com a participação do PCdoB e do PSOL. Desde a última quinta-feira, Pepe iniciou a construção de candidaturas a vereador para apoiar sua chapa majoritária.
– Ele está ligando pessoalmente para os filiados dizendo que é candidato e já construiu seis candidaturas a vereador. O Pepe tem dito às pessoas que, nessa eleição, o partido tem mais chance de vencer do que teve em 2008 e 2012 – diz um militante.
Outra liderança da legenda que pediu para não ser identificada garante que Pepe será o único candidato à disposição para concorrer à prefeitura.
– Ele é o único pré-candidato e será aclamado na convenção. Em momentos de crise, temos que escolher o melhor. Ele é o candidato natural – afirma.
A presidente do partido, Silvana Piroli, disse que a decisão deverá ocorrer somente no encontro com os delegados municipais. Segundo ela, por enquanto, o partido está construindo propostas para melhorar a qualidade de vida da população e organizando a militância.
Silvana desconversa quando questionada sobre os nomes disponíveis para concorrer e se a participação de Pepe nas plenárias de preparação para o plano de governo não seria um indicativo de que ele assumirá a candidatura do partido à prefeitura.
– Temos o Pepe e outros companheiros, como nossos vereadores que sempre estão à disposição do partido. E o Pepe, sempre que está em Caxias, participa de nossas atividades – ressalta.
A pré-candidatura de Pepe ganhou o apoio do ex-presidente do PT, Alfredo Tatto. Ontem à tarde, ele confirmou que vai concorrer a uma vaga na Câmara, atendendo à convocação pelo fortalecimento da nominata.– Se o Pepe for candidato, eu vou (concorrer a vereador). Sou pré-candidato. Mas quero que outros também sejam (candidatos) – disse o ex-vereador.
Daneluz deixaa Assembleia
Candidato a prefeito pelo PT em 2012, o ex-deputado federal Marcos Daneluz diz que Pepe é o candidato natural da sigla, mas não descarta outros nomes que possam concorrer na eleição de outubro. Segundo ele, o partido deve trabalhar com o candidato com maior potencial para ganhar a eleição.
– O Pepe é um candidato competitivo e com enorme densidade eleitoral. Também temos os três vereadores (Ana Corso, Denise Pessôa e Rodrigo Beltrão) e o ex-presidente e ex-vereador Alfredo Tatto – diz.
Daneluz, que exercia o cargo de coordenador administrativo da bancada do PT na Assembleia Legislativa, pediu exoneração na última sexta-feira. A desincompatibilização dentro do prazo de três meses acentua a hipótese que ele seja candidato a vice na chapa liderada por Pepe. Questionado sobre a possibilidade, Daneluz não descartou, mas reconheceu que a medida foi tomada para ficar à disposição do partido.
– Não faz parte do meu projeto (ser candidato a vice). Mas vamos ver. Essa discussão não está aberta. Vamos fazer um esforço para coligar com outros partidos – ressaltou.
Por meio da assessoria de imprensa, Pepe disse que não comentaria sobre sua possível candidatura.
Eleições 2016
Pepe Vargas deve ser o candidato do PT, em Caxias do Sul
Aclamação do nome de ex-prefeito é esperada para ocorrer durante a convenção do partido, no dia 30
GZH faz parte do The Trust Project