A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul sedia nesta sexta-feira a primeira audiência pública da Comissão Estadual da Verdade (CEV) realizada no Interior do Estado. O painel Caxias na Resistência à Ditadura ocorre a partir das 13h30min, no plenário, encerrando a Semana dos Direitos Humanos.
Quatro ex-presos políticos irão prestar depoimento sobre as torturas físicas e psicológicas que sofreram durante a ditadura militar, que durou de 1964 a 1985: José Rubens Pedroso (preso e torturado nos anos 1970), Luiz Pizzetti (ex-vereador caxiense preso em 1964), Maeth Boff (preso e torturado no Chile) e Ricardo Segalla (filho de Bruno Segalla). Cada um terá 30 minutos para fazer o relato.
- O foco principal dos depoimentos deve ser as violações de direitos humanos que a pessoa passou, apesar de ela não ter chegado de paraquedas no quartel quando foi presa. Foi por uma militância e os depoentes podem falar sobre isso, mas temos essa preocupação com o foco porque é essa a nossa meta - destaca o coordenador da comissão, Carlos Frederico Guazzelli.
Criada em julho de 2012, a comissão gaúcha tem a missão de subsidiar a Comissão Nacional da Verdade (CNV), com relatos e documentos sobre atos de violação dos direitos humanos no Rio Grande do Sul durante o regime militar. O material recolhido no Estado será enviado à CNV até abril, para compor o relatório final a ser elaborado no ano que vem.
Ditadura militar
Quatro ex-presos políticos farão relatos sobre tortura nesta sexta, na Câmara de Caxias do Sul
Audiência pública da Comissão Estadual da Verdade ocorre a partir das 13h30min
GZH faz parte do The Trust Project