Os seis encontros do Câmara Vai aos Bairros realizadas em 2013 reuniram cerca de 650 moradores de Caxias do Sul. O projeto da Câmara de Vereadores foi promovido nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste, além do interior do município.
O encerramento ocorreu na segunda-feira, no UCS Teatro, com 74 bairros e loteamentos da região Leste, além da comunidade acadêmica. Os cerca de 85 moradores pediram mais segurança e melhorias para evitar alagamentos, além de mais vagas na educação pública.
Na abertura do encontro, o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Isidoro Zorzi, enfatizou que a representação da diversidade de ideias é uma característica comum dos ambientes legislativo e universitário.
Em seguida, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo apresentaram o trabalho acadêmico intitulado BR-116 como região inovadora: Parque Tecnológico de Caxias do Sul, que trata de aspectos técnicos e socioeconômicos da rodovia e das condições para a instalação do polo de tecnologia.
Os estudantes consideram que Caxias se apropriou de forma errada da BR-116 e que a rodovia separa a cidade no sentido Leste-Oeste. "Faltam a ela mobilidade e paisagem mais humana. Com esse propósito, segue em andamento projeto para municipalização de parte da BR-116, transformando-a em trecho do Segundo Anel Perimetral, como já é vista pelo Planejamento municipal, sendo construído um novo trecho ao sul sob responsabilidade federal", descreve o trabalho.
Legislativo
Câmara Vai aos Bairros ouviu cerca de 650 moradores de Caxias do Sul
Seis reuniões foram realizadas pela Câmara de Vereadores ao longo de 2013
GZH faz parte do The Trust Project