Pelo regimento da Câmara de Vereadores, as sessões representativas ocorrem durante o recesso parlamentar e têm a participação dos 10 integrantes de uma comissão específica, além da mesa diretora. Seriam o período de baixa produtividade do Legislativo. Porém, os vereadores que estreiam na Câmara em 2013 aproveitaram o período de um mês para se adaptar ao universo parlamentar.
A comissão representativa pode autorizar prefeito, vice ou o presidente da Câmara a se ausentar por mais de 15 dias. Também podem votar requerimentos, moções e votos. Ou seja, não tem autorização para analisar projetos de lei, decretos ou resoluções. Porém, engana-se quem pensa que as reuniões foram marcadas pelo marasmo. Iniciadas sempre às 17h, as sessões representativas duraram mais de duas horas.
A exceção foi a última. Na terça-feira, excepcionalmente, a reunião não se estendeu. Após a leitura do expediente, às 17h41min o Legislativo fez um minuto de silêncio em memória às vítimas do incêndio em Santa Maria. Nas outras três sessões, os vereadores aprovaram sessão solene para homenagear os 100 anos do Esporte Clube Juventude e a utilização de espaço na Tribuna Livre para o sindicato dos desenhistas. Também analisaram uma moção pela conclusão das obras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
Além de treinar o debate, os vereadores puderam se adaptar aos sistemas da Casa, como o registro de presença e a votação pelo painel eletrônico. Também aprenderam a se portar em plenário: quando pedir aparte, em que momento ficar em pé ou pedir a palavra.
A partir da próxima terça-feira, com o fim do recesso parlamentar, começam as sessões ordinárias da legislatura 2013-2016.
Legislativo
Sessões representativas da Câmara de Caxias do Sul serviram como estágio preparatório para os novos vereadores
Na próxima semana, começam as sessões ordinárias
GZH faz parte do The Trust Project