Nesta terça-feira, as cerimônias de posse dos eleitos e de transmissão de cargo do atual para o novo prefeito se dividirão entre a Câmara de Vereadores e a prefeitura. Às 15h, começa a sessão de posse e instalação da 16ª Legislatura na Casa. Seguindo as normas do Regimento Interno da Câmara, o vereador mais velho, o petebista Flávio Cassina, 65 anos, assumirá a presidência da sessão para empossar os outros 22 eleitos, o prefeito, Alceu Barbosa Velho (PDT), e o vice, Antonio Feldmann (PMDB).
Após o juramento à Lei Orgânica do Município, a sessão será suspensa para o acompanhamento da transmissão de posse de José Ivo Sartori para Alceu, que ocorrerá no terceiro andar da prefeitura.
Com duração estimada de uma hora e meia, a cerimônia contará com a presença dos atuais secretários e vereadores, novos parlamentares, comandos policiais, presidentes de sindicatos e dos partidos da base de Alceu, além de representantes do Poder Judiciário. Deputados federais, estaduais e senadores ligados à região também foram convidados.
Após a transmissão de cargo, os novos vereadores retornam à Câmara, onde elegem a Mesa Diretora e a composição das comissões permanentes. Nessa etapa, também haverá a apreciação em plenário dos pedidos daqueles vereadores que quiserem se licenciar da função. Será o caso de Adiló Didomenico (PTB), Édio Eloi Frizzo (PSB), Renato Oliveira (PCdoB) e Washington Cerqueira (PDT), recrutados por Alceu para assumirem secretarias do Executivo. Vinicius Ribeiro (PDT) renunciará para assumir uma vaga na Assembleia Legislativa. Na sequência, os cinco suplentes tomarão posse.
Nova gestão
Posse dos eleitos em Caxias do Sul é nesta terça-feira
Alceu Barbosa Velho (PDT), vice e 23 vereadores participam de solenidades na Câmara e na prefeitura
GZH faz parte do The Trust Project