Os cinco candidatos à prefeitura de Caxias do Sul participaram na manhã desta sexta-feira do debate realizado pelo Pioneiro e pela Rádio Gaúcha Serra. Alceu Barbosa Velho (PDT), Assis Melo (PcdoB), Luís Fernando Possamai (PSOL), Marcos Daneluz (PT) e Milton Corlatti (DEM) responderam perguntas formuladas pelo Grupo RBS, por leitores e ouvintes e pelos colegas de disputa.
Meio ambiente, educação, segurança, saúde e infraestrutura foram os temas propostos pela produção do debate no primeiro bloco. No segundo, o debate foi de perguntas feitas entre os próprios candidatos. Propostas de governo e fatos da campanha, como as representações do MP contra três candidaturas, foram os temas escolhidos pelos concorrentes.
No último bloco, os concorrentes responderam perguntas enviadas por leitores e ouvintes do Grupo RBS.
Sobre o antigo prédio da Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa), Daneluz defendeu o tombamento pelo patrimônio histórico do Estado para transformá-lo em mercado público e espaço para outras atividades culturais.
Sobre a divulgação de roteiros turísticos, Alceu afirmou que continuará sendo feita pela prefeitura e vai criar duas novas propostas de roteiros.
Assis afirmou que as passarelas são instrumentos importantes para dar fluidez ao trânsito e segurança para pedestres, principalmente na BR-116. Ele também propôs lombadas eletrônicas e educação no trânsito.
Sobre a decadência do Centro, Corlatti afirmou que quer implantar na região um grande shopping a céu aberto, defendendo que é necessário ocupá-la para evitar a degradação.
Questionado sobre políticas para barrar a poluição de arroios por parte de empresas, Possamai garantiu que o haverá rigidez na fiscalização do meio ambiente.
No Pioneiro deste fim de semana, confira a cobertura completa do debate Pioneiro - Rádio Gaúcha Serra.
Eleições
Propostas de governo e episódios da campanha pautam debate entre prefeituráveis de Caxias do Sul
Encontro ocorreu na manhã de sexta-feira
GZH faz parte do The Trust Project