A extensão da moralização imposta pela Lei da Ficha Limpa aos ocupantes de cargos em comissão no serviço público ganha força na região. O mais recente município a querer regrar a admissão de CCs é Bento Gonçalves, onde a Câmara de Vereadores aprovou em primeira discussão, na segunda-feira, um projeto de lei sobre o assunto. Desde o final de 2011, Flores da Cunha, Farroupilha e São Marcos têm legislação própria para evitar a contratação de pessoas culpadas por crimes eleitorais, tráfico, ações contra o meio ambiente, lavagem de dinheiro, entre outros.
O vereador Neri Mazzochin (DEM), autor da lei de Bento, afirma que o projeto busca estabelecer critérios para a nomeação dos CCs. Segundo ele, em geral, esses funcionários são contratados por afinidades político-partidárias. Se aprovada e sancionada, a lei valerá para contratações encaminhadas a partir do ano que vem, devido à mudança de legislatura. O assunto voltará para a pauta da Câmara na próxima segunda-feira, quando terá segunda e terceira votações.
Em Caxias do Sul, a iniciativa de regrar a contratação dos CCs de acordo com a Ficha Limpa partiu de Renato de Oliveira (PCdoB). O vereador protocolou o projeto de lei em abril do ano passado.
Regras para contratação
Câmara de Bento Gonçalves quer implantar Lei Ficha Limpa para cargos em comissão
Medida pretende barrar nomeações de CCs com problemas na Justiça
GZH faz parte do The Trust Project