Três estações de ônibus do centro de Caxias vão ganhar totens interativos com o objetivo de reforçar a segurança. Os dispositivos vão ficar junto às paradas Pompéia e Ópera, na Rua Pinheiro Machado, e Bento Gonçalves. A expectativa é de que a instalação tenha início na próxima semana.
Os dispositivos são semelhantes a postes e vão contar com um botão de emergência para que pessoas nas proximidades possam acionar o Centro Integrado de Operações (Ciop), que reúne as equipes de atendimento dos números de emergência da Brigada Militar (BM), Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito. Outra funcionalidade são câmeras com reconhecimento facial e capazes de filmar em 360°. Os aparelhos também contam com sinalização luminosa, para facilitar a identificação.
— Também vamos instalar câmeras fixas nas estações. Acreditamos que pode melhorar muito a segurança — prevê o secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior.
Porto Alegre já opera 10 totens do tipo, que começaram a ser instalados em dezembro do ano passado. Em Caxias, as estações principais de integração (EPIs) do transporte coletivo já contam com equipamentos para acionamento de equipes de emergência.
Embora seja importante para o transporte coletivo, não há previsão de implantação do totem na estão Catedral. Segundo o secretário, o motivo é a existência de diversas câmeras nas proximidades capazes de fornecer uma boa cobertura de imagens.
Além da integração com a central de atendimento do Ciop, os dispositivos serão interligados aos sistemas compartilhados do cercamento eletrônico. O reconhecimento facial, por exemplo, vai ocorrer a partir do banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. A instalação dos dispositivos integra o contrato do cercamento eletrônico da cidade.