Vinicius Santos de Oliveira foi condenado a oito anos de prisão em regime semiaberto por matar a tiros Daniel Souza da Silva, de 31 anos, em 31 de março de 2016. O caso ocorreu na Rua Giacondo Cuoro Lazzaretti, no bairro Planalto, em Caxias do Sul. Ele já cumpriu quatro meses pelo crime. A definição ocorreu no júri desta segunda-feira (26), na 1ª Vara Criminal de Caxias do Sul.
A advogada de defesa, Maria Gabriela de Abreu Machado, pretende recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ):
— As provas utilizadas em plenário foram única e exclusivamente os depoimentos de testemunhas em sede policial, que nunca foram confirmados em juízo, violando os precedentes do STJ para levar um acusado à julgamento pelo conselho de sentença.
A advogada relata que Oliveira poderá aguardar a decisão em liberdade. Por conta disso, o prazo para uma resolução do STJ, onde será apresentado diretamente um habeas corpus, deve ocorrer em um prazo de seis meses.
De acordo com o Ministério Público (MP), no dia do crime, Oliveira ligou para Silva e o convidou para participar de um assalto em um estabelecimento comercial. Silva teria negado e, então, Oliveira foi até a casa dele para conversarem. Silva estava na janela da residência quando Oliveira disparou duas vezes contra ele. Os tiros atingiram o pescoço e o peito da vítima, que chegou a ser socorrida até o Hospital Geral, mas acabou morrendo dias depois, em 4 de abril de 2016.