Sendo preparado para receber o monitoramento do cercamento eletrônico, o Centro Integrado de Segurança Pública de Caxias do Sul, que está em obras, foi apresentado aos órgãos de segurança nesta quinta-feira (16). O Centro teve sua sede definida em dezembro do ano passado e o prazo de entrega do prédio é em quatro meses.
Além do cercamento eletrônico, o Centro Integrado terá salas para setor administrativo, gestão de crise, reuniões e treinamento, com capacidade para 40 pessoas. É neste local onde haverá a integração entre os órgãos de segurança, visando combater o crime e a fiscalização de trânsito.
— Não poderíamos montar o cercamento eletrônico sem ter antes o espaço para montar o centro. A empresa que vencer a licitação vai ser a responsável pela implantação de todos os equipamentos bem como as 275 câmeras de vídeo que serão instaladas na cidade — afirma o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva.
O cercamento terá 15 estações de trabalho, com 10 painéis de vídeo. As câmeras são capazes de ler placas de veículos e fazer reconhecimento facial. Já o videomonitoramento, 150 câmeras fixas e 51 câmeras capazes de capturar e processar imagens de alta qualidade em longas distâncias.
O Centro Integrado de Segurança Pública de Caxias ficará na Rua Marechal Floriano, próximo à Praça Dante Alighieri, ponto central do município.