Um helicóptero da Brigada Militar (BM) chamou atenção dos moradores de Caxias do Sul no final da tarde desta terça-feira (17). A aeronave participa da Operação Cratos, realizada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Polícia Civil e Brigada Militar (BM). A ação consiste em mandados de prisões e patrulhamento nos locais do município em que ocorrências de homicídios foram registradas. O objetivo é combater a onda de assassinatos neste início de ano. Duas pessoas foram presas na operação.
— Saturamos os locais para que todos sentissem a presença do Estado — explica o delegado da 7ª Delegacia Penitenciária Regional (7ª DPR), Fernando Demutti.
A operação teve equipes em todas regiões de Caxias. No Centro, a Polícia Civil atuou, enquanto na Região Norte, a responsabilidade foi do 4º Batalhão de Choque da Brigada Militar (4º BPChq). Já na Região Sul, a Polícia Penal da Susepe e a Força-Tática do 12º Batalhão da Brigada Militar realizaram as ações.
No bairro Fátima, duas pessoas foram presas com armas de fogo. Além disso, um veículo em ocorrência de roubo em Porto Alegre foi recuperado no bairro Rio Branco.
O titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Caio Márcio Fernandes, afirmou que a operação foi realizada em "caráter preventivo".
O nome da Operação foi escolhido porque é a personificação da força e do poder na mitologia grega, como explicam os representantes das Forças de Segurança de Caxias. Para também mostrar a união dos órgãos, uma revista na Penitenciária Regional de Caxias do Sul (PCRS) foi realizada na manhã desta terça. Esta ação terminou com a apreensão de 27 celulares, quase 23 gramas de maconha e 0,5 gramas de crack.