A Fiscalização de Trânsito registrou uma queda de 44% nas ocorrências de embriaguez em Caxias do Sul. Em maio, 40 motoristas foram flagrados sob influência de álcool. O dado é menor que o de abril, quando foram 71 flagrantes. Segundo a prefeitura, a redução aconteceu mesmo com aumento de 20% nas abordagens, que passaram de 386 em abril para 465 em maio.
— As operações continuam acontecendo e também vemos que os acidentes continuam. Claro que temos a questão de eventos e oportunidades. As oportunidades do condutor sair e se embriagar diminuiu bastante. É um fator relevante. Sabemos que existem festas clandestinas, mas é um número bem menor (de pessoas) — comenta o diretor de Trânsito, Éder Martini.
Os dados foram apresentados no balanço operacional dos números da Operação Dispersão, promovida pela Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). As ações são realizadas com a Brigada Militar, a Guarda Municipal, a Polícia Civil e as secretarias municipais do Meio Ambiente, da Saúde e do Urbanismo.
Martini comenta que os números de ocorrências e até acidentes diminuíram desde o ano passado, em razão das restrições de pandemia. A abertura ou fechamento de bares e comércios de venda de bebidas alcoólicas, principalmente à noite, são a explicação para mudanças mais repentinas nos dados. Contudo, a conscientização da população é uma missão constante.
— A questão educativa está sempre em evolução. Estas ocorrências (de alcoolemia) estão diminuindo desde 2011. É uma linha que trabalhamos e vemos resultados, tanto pela educação quanto pela punição. Com o tempo, as pessoas estão assimilando que é um comportamento estranho dirigir embriagado. Buscamos este trânsito mais seguro para todos — reforça.
Outro dado que chamou atenção no balanço foi o número de condutores com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, infração que zerou no último mês. Em abril, quatro condutores haviam sido flagrados nesta irregularidade. O montante de veículos recolhidos ao guincho, porém, cresceu 76%: de 25 para 44 veículos removidos .
As blitzes da Operação Dispersão acontecem em locais e horários aleatórios. Segundo a prefeitura, o objetivo é a redução de crimes de trânsito e o cumprimento dos decretos vigentes estabelecidos em decorrência da pandemia do coronavírus. O mesmo propósito tem a Operação Duas Rodas, concentrada em motocicletas com irregularidades.