Os fiscais e guardas municipais continuam em missão contra as pessoas que insistem em infringir as regras contra a pandemia em Caxias do Sul. Na madrugada de sexta-feira para sábado (8), foram mais de 300 pessoas dispersadas em quatro bairros da cidade. Um estabelecimento comercial foi interditado e 12 notificações por venda e consumo de bebidas alcoólicas foram dadas durante a ação.
A Operação Dispersão é uma estratégia permanente da Guarda Municipal, Secretaria do Urbanismo (SMU) e Fiscalização de Trânsito. Nesta sexta, a fiscalização se iniciou às 22h e passou pelos bairros Serrano, Colina Sorriso, Sanvitto e São Leopoldo. No total, foram cinco locais vistoriados. Além das notificações de venda de bebida alcoólica, três pessoas foram multadas por estarem sem máscaras de prevenção.
O número de alcoolemia também foi alto. A fiscalização flagrou 14 motoristas sob influência de álcool. Segundo a prefeitura, nenhum deles foi preso em flagrante porque não atingiu índice superior a 0,33 mg/l de álcool por litro de ar expelidos pelos pulmões.
Operação Dispersão em números:
:: 56 veículos abordados
:: 44 autuações realizadas
:: 16 automóveis recolhidos
:: 14 motoristas flagrados sob influência de álcool
:: 12 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) apreendidas
:: Três condutores não habilitados
:: Um motorista com CNH vencida há mais de 30 dias
Operação prossegue em praças e parques
Durante o final de semana, a Operação Dispersão prosseguirá atuando em praças e parques para evitar aglomerações. A prefeitura reforça que estes locais de lazer estão fechados aos sábados e domingos.
As equipes prometem intensificar as rondas no Parque da Lagoa do Rizzo, Parque dos Macaquinhos, Jardim Botânico (que mesmo com portões fechados tem sido invadido) e praças de bairros.
Segundo o comunicado, também será cobrado efetivamente o uso de máscara, obrigatório no município desde o início de abril. A fiscalização também será intensa contra o consumo de bebidas alcoólicas, que está proibido em áreas públicas.